Picture Exchange Communication System em crianças com autismo na odontologia
revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.35699/2178-1990.2024.48944Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Auxiliares de Comunicação para Pessoas com Deficiência, Saúde Bucal, OdontologiaResumo
Objetivo: Identificar, por meio de revisão integrativa, evidências acerca da implementação do Picture Exchange Communication System (PECS) na comunicação e colaboração de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na odontologia.
Métodos: Incluíram-se artigos que contemplassem como principal estratégia a adoção de PECS em consultas odontológicas voltadas a crianças com TEA e em cuidados de saúde bucal, além do consultório; nos idiomas português, inglês ou espanhol, disponíveis na íntegra on-line, publicados no período entre 2013 e 2023. Adotou-se o seguinte critério de exclusão: estudos que abordassem alterações patológicas. Foram excluídos também estudos de caso, relatos de experiência, estudos de revisão, editoriais e artigos de opinião. A pesquisa dos artigos foi realizada em duas bases de dados da área da saúde – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e U.S. National Institutes of Health’s National Library of Medicine (PubMed). Também foram exploradas as referências das pesquisas incluídas.
Resultados: Com base nos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados cinco artigos para compor a amostra final. A partir da análise interpretativa, emergiram as categorias temáticas: Uso de PECS na consulta odontológica e PECS e higiene bucal de crianças com TEA.
Conclusão: O uso de PECS na odontologia como incentivador comunicativo mostrou potencial na promoção da inclusão de crianças com TEA. Diante do exposto nesta revisão integrativa, pode-se considerar que a implementação de PECS apresenta benefícios consideráveis na comunicação e colaboração de crianças com TEA no contexto de consultas odontológicas e na promoção de saúde bucal em sua rotina.
Downloads
Referências
Mughal S, Faizy RM, Saadabadi A. Autism spectrum disorder. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2022. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK525976/
Araujo FS, Gaujac C, Trento CL, Amaral RC. Pacientes com transtorno do espectro autista e desafio para atendimento odontológico: revisão de literatura. Research, Society and Development. 2021;10(14):e496101422317.
Renuka P, Singh S, Rathore M. Picture exchange communication system as a behavior modification technique for oral health assessment in autistic children. J Clin Pediatr Dent. 2022;46(6):11-6.
Thomas NA, Shetty P, Sowmya B, Kodgi V. Barriers to dental care for children with autism spectrum disorder: a pilot study. IOSR Journal of Dental and Medical Sciences. 2016;15(9):100-5.
Naidoo M, Singh S. A dental communication board as an oral care tool for children with autism spectrum disorder. J Autism Dev Disord. 2020;50(11):3831-43.
American Academy of Pediatric Dentistry. Behavior guidance for the pediatric dental patient. The Reference Manual of Pediatric Dentistry. Chicago, Ill.: American Academy of Pediatric Dentistry; 2021:306-24.
Sulzer-Azaroff B, Hoffman AO, Horton CB, Bondy A, Frost L. The Picture Exchange Communication System (PECS): what do the data say? Focus Autism Other Dev Disabl. 2009;24(2):89-103.
Meharwade P, Nookala H, Kajjari S, Malavalli P, Hugar SM, Uppin C. Bridging the communication gap in autistic children, one picture at a time. J Oral Biol Craniofac Res. 2021;11(4):507-10.
Bondy A, Frost L. Manual de treinamento do sistema de comunicação por troca de figuras. Newark: Pyramid; 2009.
Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2008;17(4):758-64.
Prasad K. Fundamentals of evidence based medicine. 2nd ed. New Delhi: Springer; 2013.
Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Evidence-based practice in nursing and healthcare: a guide to best practice. Philadelphia: Lippincott Williams and Wilkins; 2005.
Zink AG, Diniz MB, Santos MTBR, Guaré RO. Use of a Picture Exchange Communication System for preventive procedures in individuals with autism spectrum disorder: pilot study. Spec Care Dentist. 2016;36(5):254-9.
Mah JWT, Tsang P. Visual schedule system in dental care for patients with autism: a pilot study. J Clin Pediatr Dent. 2016;40(5):393-9.
Al-Batayneh OB, Nazer TS, Khader YS, Owais AI. Effectiveness of a tooth-brushing programme using the Picture Exchange Communication System (PECS) on gingival health of children with autism spectrum disorders. Eur Arch Paediatr Dent. 2020;21(2):277-83.
Doichinova L, Gateva N, Hristov K. Oral hygiene education of special needs children. Part 1: children with autism spectrum disorder. Biotechnology & Biotechnological Equipment. 2019;33(1):748-55.
Logrieco MGM, Ciuffreda GN, Sinjari B, Spinelli M, Rossi R, D’Addazio G, et al. What happens at a dental surgery when the patient is a child with autism spectrum disorder? An italian study. J Autism Dev Disord. 2021;51(6):1939-52.
Nelson TM, Sheller B, Friedman CS, Bernier R. Educational and therapeutic behavioral approaches to providing dental care for patients with autism spectrum disorder. Spec Care Dentist. 2015;35(3):105-13.
Santos PA, Bordini D, Scattolin M, Asevedo GRC, Caetano SC, Paula CS, et al. The impact of the implementation of the Picture Exchange Communication System: PECS on understanding instructions in children with autism spectrum disorders. Codas. 2021;33(2):e20200041.
Dailey JC, Brooks JK. Autism spectrum disorder: techniques for dental radiographic examinations. J Dent Hyg. 2019;93(6):35-41.
Du RY, Yiu CKY, King NM. Oral health behaviours of preschool children with autism spectrum disorders and their barriers to dental care. J Autism Dev Disord. 2019;49(2):453-9.
Mansoor D, Al Halabi M, Khamis AH, Kowash M. Oral health challenges facing Dubai children with autism spectrum disorder at home and in accessing oral health care. Eur J Paediatr Dent. 2018;19(2):127-33.
Hage SRV, Lopes-Herrera SA, Santos TF, Defense-Netvral DA, Martins A, Sawasaki LY, et al. Oral hygiene and habits of children with autism spectrum disorders and their families. J Clin Exp Dent. 2020;12(8):e719-24.
Teste M, Broutin A, Marty M, Valéra MC, Cunha FS, Noirrit-Esclassan E. Toothbrushing in children with autism spectrum disorders: qualitative analysis of parental difficulties and solutions in France. Eur Arch Paediatr Dent. 2021;22(6):1049-56.
Olivatti DO, Sugahara MK, Camilo S, Perissinoto J, Tamanaha AC. Relevância do engajamento familiar na implementação do Picture Exchange Communication System em crianças com transtorno do espectro do autismo. Rev CEFAC. 2021;23(5):e3121.
Dwan K, Gamble C, Williamson PR, Kirkham JJ. Systematic review of the empirical evidence of study publication bias and outcome reporting bias: an updated review. PLoS One. 2013;8(7):e66844.