Sobre a função social do autor e o acesso à cultura e livre informação
DOI:
https://doi.org/10.69881/rcaap.v24i1.47038Resumo
O atual paradigma de Direito Autoral é criticado em todas as partes do Globo, tendo em vista que se tornou insustentável o amparo legal concedido aos Autores para a proteção de circulação de suas obras e criações e interesses particulares, em detrimento do acesso à cultura e livre informação. Nesse sentido, o presente trabalho defende que assim como o Direito à Propriedade, o Direito de Autor não é absoluto e deve ser relativizado, sendo necessária a superação do conceito de Autor estabelecido após as Revoluções Burguesas, o qual já apresenta suas debilidades e inconsistências frente à aos novos meios de acesso à informação e a necessidade de adequar o Autor aos interesses sociais. Contudo, os ordenamentos jurídicos ainda defendem um direito quase absoluto aos titulares dos direitos autorais, de forma que uma ‘nova’ concepção implicaria não só uma mudança cultural, filosófica e paradigmática, mas também uma mudança legislativa, de forma a efetivar a função social do autor.Downloads
Referências
ALVES, Marco Antônio Sousa. Contra o Direito Autoral. Revista Pensar Jurídico:Revista Acadêmica da Faculdade de Direito Promove, v.2, 2008. Disponível em <http://www.academia.edu/863095/Contra_o_direito_autoral>. Acesso em: 02 mai. 2018.
______. O autor em questão em Barthes e Foucault. Disponível em: <http://www.academia.edu/2543136/O_autor_em_questao_em_Barthes_e_Foucault>. Acesso em: 02 mai. 2018.
______. Sobre o direito de autor e sua função social. Revista Eletrônica do Curso de Direito –PUC Minas Serro, Belo Horizonte, n. 2, p. 143-164, set. 2010. Disponível em:<http://periodicos.pucminas.br/index.php/DireitoSerro/article/view/1344/1854>. Acesso em: 02 mai. 2018.
ALVES, Marco Antônio Sousa; PONTES, Leonardo Machado. O direito de autor como um direito de propriedade: um estudo histórico da origemdo copyright e do droit d'auteur. In: XVIII CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI.Anais do XVIII Congresso Nacional do CONPEDI.Florianópolis:Fundação Boiteux, 2009,p. 9870-9890. Disponível em:<http://ufmg.academia.edu/MarcoAntonioSousaAlves/Papers/894328/O_direito_de_autor_como_um_direito_de_propriedade_um_estudo_historico_da_origem_do_copyright_e_do_droit_dauteur>. Acesso em: 02 mai. 2018.
BITTAR, Carlos Alberto. Direito de Autor. 4. ed. São Paulo: Forense, 2003.
BRANCO JR., Sérgio Vieira. Direitos autorais na internet e o uso de obras alheias.Rio de Janeiro: LumenJuris, 2007.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.Diário Oficial da União, Brasília, 05 out. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em 02 mai. 2018
.______. Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências(Lei de Direitos Autorais). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm>. Acesso em: 02 mai. 2018.
CARBONI,Guilherme. Função Social do Direito de Autor.Curitiba: Juruá. 2006.
______. Os Desafios do Direito de Autor na Tecnologia Digital e a Busca do Equilíbrio entre Interesses Individuais e Sociais.Revista da Faculdade de Direito da FAAP, 2009.
FARCHY, Joelle. Internet et le droit d’auteur.Paris: CNRS Éditions, 2003.
GANDELMAN,Henrique. De Gutemberg à internet –Direitos Autorais na Era Digital.Rio de Janeiro: Record, 1997.
GIROTTO, Anderson Silva; FARIA, L. E.; PLAZA, C. M. C. A.; SANTOS, N. Violação de Direito Autoral e Subdesenvolvimento.In: WACHOWICZ, Marcos;SANTOS,Manoel Joaquim Pereira dos(org.). Estudos de Direito do Autor e Interesse Público. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2008, v. II, p. 436-443.
GOOD Copy, Bad Copy. Direção: Ralf Christensen, Andreas Johnsen e Henrik Moltke. [S.l.]:Rosforth, 2007. 1 DVD (59 min), HDCAM, color.
HANBURY, Ben. Copyright at The Cost of the Culture.Disponível em: <http://elastico.net/copyfight/upload/copyright_at_the_cost_of_culture.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2014.
LITMAN, Jessica. The Demonization of Piracy. Disponível em: <http://www-personal.umich.edu/~jdlitman/papers/demon.pdf>. Acesso em: 02 mai. 2018.MENEZES, Elisângela Dias. Curso de Direito Autoral. Belo Horizonte: Del Rey, 2007.
NUNES, Maíra Fernandes Martins. Novas Tecnologias Da Comunicação e a Função-Autor na Sociedade Contemporânea. Disponível em:<http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/rastros/article/view/5517/5030>. Acesso em: 10 dez. 2014.
PATTERSON, Lyman Ray. Copyright In Historical Perspective. Nashville: Vanderbilt University Press, 1968.
PONTES, Hildebrando. A farsa da cultura livre. Disponível em: <http://www.clubedejazz.com.br/noticias/noticia.php?noticia_id=469>. Acesso em: 02 mai. 2018.
SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Inclusão Digital, Software Livre e Globalização Contra-Hegemônica. Disponível em: <http://www.softwarelivre.gov.br/softwarelivre/artigos/artigo_02>. Acesso em: 02 mai. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista do Centro Acadêmico Afonso Pena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.