O desenvolvimento da Justiça de Transição a partir do contexto dos Direitos Humanos e do Direito Penal e suas perspectivas transicionais

Autores

  • Ana Sofia Vilanova Monken
  • Lara Ramos da Silva
  • Pollyana Presotti Tibúrcio
  • Raphaela Hulack Oliveira Virgilio

Resumo

Cenários de rupturas institucionais e regimes autoritários marcaram o século XX, ocasionando graves violações de direitos. Diante disso, Direitos Humanos, Justiça de Transição e Direito Penal exercem importante papel na reação da sociedade frente a tais violações e interagem dinamicamente, se mostrando progressivamente convergentes na busca pela consolidação do Estado Democrático de Direito. A partir disso, será analisada a correlação entre tais esferas e seus efeitos para a garantia de direitos, preservação da Democracia e reparação dos erros do passado.

Palavras chave: justiça de transição; direitos humanos; direito penal; democracia

Referências

ANDRADE, Gabriel Rojas. Hacia una definición de impunidad en el modelo de justicia transicional en Colombia: La necesidad de participación, prevención, comunicación y negociación en la institución social del castigo. Manuscrito. Bogotá: Universidad de Los Andes, 2016.

BELLO, Enzo. Cidadania e direitos sociais no Brasil: um enfoque político e social. In: SOUZA NETO, Cláudio Pereira de; SARMENTO, Daniel. Direitos Sociais: fundamentos, judicialização e direitos sociais em espécie. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008, p. 177-227.

BRASIL. Ministério Público Federal. Câmara de Coordenação e Revisão, 2. Crimes da Ditadura Militar. Brasília: MPF, 2017, p. 228-315.

BIDNIUK, Gabriela da Rosa. Justiça de Transição no Brasil. Disponível em: <http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11164> Acesso em 18 de novembro de 2016.

GALVÃO, Fernando. Direito Penal: Parte Geral. 5ª edição. São Paulo: Saraiva, 2013.

HOLLANDA, Cristina Buarque de; BATISTA, Vanessa Oliveira; BOITEUX, Luciana. Justiça de Transição e Direitos Humanos na América Latina e na África do Sul. Disponivel em:<http://www.ladih.org/wordpress/wp-content/uploads/2010/10/justi+%C2%BAa-de-transi+%C2%BAao-e-direitos-humanos-oabrj.pdf > Acesso em 18 de novembro de 2016.

OSMO, Carla. Judicialização da justiça de transição. Brasília: Ministério da Justiça, Comissão de Anistia, Rede Latino-Americana de Justiça de Transição. Brasília, 2016, p. 54-71.

TEITEL, Ruti. “Genealogia Da Justiça Transicional,” In Manual de Justiça de Transição para a América Latina,edited by F. Reátegui, Brasília, Nova Iorque: Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Centro Internacional para aJustiça de Transição, 2011.

Downloads

Publicado

23.03.2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O desenvolvimento da Justiça de Transição a partir do contexto dos Direitos Humanos e do Direito Penal e suas perspectivas transicionais. (2018). Revista Do CAAP, 22(2), 112-128. https://periodicos.ufmg.br/index.php/caap/article/view/47063