O desenvolvimento da Justiça de Transição a partir do contexto dos Direitos Humanos e do Direito Penal e suas perspectivas transicionais
Resumo
Cenários de rupturas institucionais e regimes autoritários marcaram o século XX, ocasionando graves violações de direitos. Diante disso, Direitos Humanos, Justiça de Transição e Direito Penal exercem importante papel na reação da sociedade frente a tais violações e interagem dinamicamente, se mostrando progressivamente convergentes na busca pela consolidação do Estado Democrático de Direito. A partir disso, será analisada a correlação entre tais esferas e seus efeitos para a garantia de direitos, preservação da Democracia e reparação dos erros do passado.
Palavras chave: justiça de transição; direitos humanos; direito penal; democracia
Referências
ANDRADE, Gabriel Rojas. Hacia una definición de impunidad en el modelo de justicia transicional en Colombia: La necesidad de participación, prevención, comunicación y negociación en la institución social del castigo. Manuscrito. Bogotá: Universidad de Los Andes, 2016.
BELLO, Enzo. Cidadania e direitos sociais no Brasil: um enfoque político e social. In: SOUZA NETO, Cláudio Pereira de; SARMENTO, Daniel. Direitos Sociais: fundamentos, judicialização e direitos sociais em espécie. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008, p. 177-227.
BRASIL. Ministério Público Federal. Câmara de Coordenação e Revisão, 2. Crimes da Ditadura Militar. Brasília: MPF, 2017, p. 228-315.
BIDNIUK, Gabriela da Rosa. Justiça de Transição no Brasil. Disponível em: <http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11164> Acesso em 18 de novembro de 2016.
GALVÃO, Fernando. Direito Penal: Parte Geral. 5ª edição. São Paulo: Saraiva, 2013.
HOLLANDA, Cristina Buarque de; BATISTA, Vanessa Oliveira; BOITEUX, Luciana. Justiça de Transição e Direitos Humanos na América Latina e na África do Sul. Disponivel em:<http://www.ladih.org/wordpress/wp-content/uploads/2010/10/justi+%C2%BAa-de-transi+%C2%BAao-e-direitos-humanos-oabrj.pdf > Acesso em 18 de novembro de 2016.
OSMO, Carla. Judicialização da justiça de transição. Brasília: Ministério da Justiça, Comissão de Anistia, Rede Latino-Americana de Justiça de Transição. Brasília, 2016, p. 54-71.
TEITEL, Ruti. “Genealogia Da Justiça Transicional,” In Manual de Justiça de Transição para a América Latina,edited by F. Reátegui, Brasília, Nova Iorque: Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Centro Internacional para aJustiça de Transição, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista do Centro Acadêmico Afonso Pena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.