Ideologia do Medo e o Declínio do Homem no Espaço Público
Resumo
O trabalho propõe-se a analisar a influência do Discurso do Medo, veiculado pela mídia e por outros Aparelhos Ideológicos de Estado, na conformação de certas práticas da sociedade, com ênfase na realidade brasileira. Tentar-se-á confirmar o pressuposto de que o quadro atual de periculosidade no contexto brasileiro é falseado. A escalada da criminalidade, o recrudescimento da violência dos crimes e a incapacidade do poder público em garantir segurança seriam representações falsas da realidade a serviço de um setor da sociedade.
Palavras-Chave: Ideologia. Violência. Aparelhos Ideológicos de Estado. Mídia. Espaço Público.
Downloads
Referências
ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. Trad. Joaquim José de Moura Ramos. Lisboa: Presença, s/a, 1970.
ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
ARENDT, Hannah. The Human Condition. 2ª ed., Chicago: The University of Chicago Press, 1998.
BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Trad. Maria Lúcia Machado. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 1997.
EAGLETON, Terry. Ideologia, uma introdução. Trad. Silvana Vieira e Luis Carlos Borges. São Paulo: EdUNESP/Boitempo, 1997.
FORUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2015.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir, nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. 42º ed. Petrópolis, RJ. Editora Vozes, 2014.
FOUCAULT, Michel. Os Anormais. Curso no Collège de France (1974-1975). Trad. Eduardo Brandão. São Paulo. Martins Fontes, 2001.
MARTINS, José de Souza. As condições do estudo sociológico dos linchamentos no Brasil.Estudos avançados, 9 (25), São Paulo, 1995.
MARTINS, José de Souza. Entrevista concedida ao Instituto Humanitas da UNISINOS, na data de 17 de fevereiro de 2008, divulgada no site: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/noticias-arquivadas/12164-brasil-o-pais-dos-linchamentos-entrevista-com-jose-de-souza-martins.
MARTINS, José de Souza. Linchamento, o lado sombrio da mente conservadora. São Paulo, Tempo Social – Revista de Sociologia da USP, 1996.
SELINGER, Martin. Ideology and Politics. Londres,1976.
SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. Trad. Lygia Araujo Watanabe. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
SHILS, Edward. The Concept and Function of Ideology, Iternational Encyclopedia of the Social Sciences, v.7, 1968.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista do Centro Acadêmico Afonso Pena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.