Ideologia do Medo e o Declínio do Homem no Espaço Público

Autores

  • Henry Gabriel Colombi Barbosa Ferreira
  • Paula Rocha Gouvêa Brener

Resumo

O trabalho propõe-se a analisar a influência do Discurso do Medo, veiculado pela mídia e por outros Aparelhos Ideológicos de Estado, na conformação de certas práticas da sociedade, com ênfase na realidade brasileira. Tentar-se-á confirmar o pressuposto de que o quadro atual de periculosidade no contexto brasileiro é falseado. A escalada da criminalidade, o recrudescimento da violência dos crimes e a incapacidade do poder público em garantir segurança seriam representações falsas da realidade a serviço de um setor da sociedade.

Palavras-Chave: Ideologia. Violência. Aparelhos Ideológicos de Estado. Mídia. Espaço Público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. Trad. Joaquim José de Moura Ramos. Lisboa: Presença, s/a, 1970.

ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

ARENDT, Hannah. The Human Condition. 2ª ed., Chicago: The University of Chicago Press, 1998.

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Trad. Maria Lúcia Machado. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 1997.

EAGLETON, Terry. Ideologia, uma introdução. Trad. Silvana Vieira e Luis Carlos Borges. São Paulo: EdUNESP/Boitempo, 1997.

FORUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2015.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir, nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. 42º ed. Petrópolis, RJ. Editora Vozes, 2014.

FOUCAULT, Michel. Os Anormais. Curso no Collège de France (1974-1975). Trad. Eduardo Brandão. São Paulo. Martins Fontes, 2001.

MARTINS, José de Souza. As condições do estudo sociológico dos linchamentos no Brasil.Estudos avançados, 9 (25), São Paulo, 1995.

MARTINS, José de Souza. Entrevista concedida ao Instituto Humanitas da UNISINOS, na data de 17 de fevereiro de 2008, divulgada no site: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/noticias-arquivadas/12164-brasil-o-pais-dos-linchamentos-entrevista-com-jose-de-souza-martins.

MARTINS, José de Souza. Linchamento, o lado sombrio da mente conservadora. São Paulo, Tempo Social – Revista de Sociologia da USP, 1996.

SELINGER, Martin. Ideology and Politics. Londres,1976.

SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. Trad. Lygia Araujo Watanabe. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

SHILS, Edward. The Concept and Function of Ideology, Iternational Encyclopedia of the Social Sciences, v.7, 1968.

Downloads

Publicado

23.03.2018

Como Citar

Ferreira, H. G. C. B., & Brener, P. R. G. (2018). Ideologia do Medo e o Declínio do Homem no Espaço Público. Revista Do CAAP, 22(2), 42–58. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/caap/article/view/47067

Edição

Seção

Artigos