A Abordagem Processual Escrita da Confissão: Erros de Interpretação, Erros na Busca pela Verdade
Resumo
O presente artigo promoveu um estudo sobre a forma como é colhida a confissão atualmente, tendo em vista que a sua tomada por termo não faz jus a complexidade deste procedimento, que grande influência exerce no convencimento do operador do direito. Para tanto, analisa-se a teoria da linguagem de Gadamer e sua aplicação à confissão, a fim de provar os prejuízos de retratar por escrito o que é declarado pelos acusados que confessam a prática de um delito penal.
Downloads
Referências
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 3ª ed. Trad. Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método II: complementos e índice. Trad. Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.
HASSEMER, Winfried. Crítica al derecho penal de hoy. 2. Ed. Tradução de Patrícia S. Ziffer. Buenos Aires: Ad-hoc, 2003.
LIMA, Roberto Kant de. A polícia da cidade do rio de janeiro: seus dilemas e paradoxos. Rio de Janeiro: Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, 1994.
NAZARIO, Luiz. Autos-de-fé como espetáculos de massa. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2005.
NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de processo penal e execução penal. 6ª. Ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.
NUCCI, Guilherme de Souza. O valor da confissão como meio de prova no processo penal. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.
PINTO, Felipe Martins. A inquisição e o sistema inquisitório. Rev. Fac. Direito UFMG, Belo Horizonte, n. 56, p. 189-206, jan./jun. 2010.
PINTO, Felipe Martins. Crítica à tradicional opção pela teoria da correspondência como critério para a obtenção da verdade no processo penal. Revista Brasileira de Direito Processual – RBDPro, n. 79, jul/set., 2012. SARAIVA, José Antônio. Inquisição e cristãos-novos. Lisboa: Estampa, 1985.
TAVORA, Nestor; ALENCAR, Rosmar Rodrigues. Curso de direito processual penal. 3ª Ed. Salvador: Jus Podivm, 2009.
TEIXEIRA, Flávia Camello. Da tortura. Belo Horizonte: Del Rey, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista do Centro Acadêmico Afonso Pena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.