Do ato infracional: aplicação e eficácia das medidas sócio-educativas em meio aberto

Autores

  • Ana Paula Richardelli de Castro Santos
  • Mateus Morais Araújo

Resumo

A aplicação das medidas sócio-educativas e a redução da maioridade penal vêm ocupando posição de destaque na agenda nacional. Tais fatos se devem, primordialmente, ao crescente índice de atos infracionais de grave relevância penal cometidos por adolescentes e à urgência em se equacionar de forma eficiente a aplicação dessas medidas, delimitando competências institucionais, sob o risco de comprometer o conjunto de políticas para infância e juventude. A esses motivos, soma-se o imperativo ético-social de garantir às crianças e adolescentes, autores ou não de atos infracionais, condições e meios para avançar no seu processo de desenvolvimento, atendendo à condição especial em que se encontram enquanto pessoas em fase de construção de sua personalidade. A presente abordagem tem por escopo tecer algumas considerações acerca da aplicação das medidas protetivas em meio aberto, voltando-se especialmente para a comprovação de sua eficácia enquanto medida de recuperação e combate à marginalização do menor infrator. 

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Publicado

20.04.2009

Como Citar

Santos, A. P. R. de C., & Araújo, M. M. (2009). Do ato infracional: aplicação e eficácia das medidas sócio-educativas em meio aberto. Revista Do CAAP, 14(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/caap/article/view/47288

Edição

Seção

Artigos