Entrevista com Humberto Theodoro Júnior, doutrinador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69881/mxvrd480

Palavras-chave:

HTJ, Humberto Theodoro Júnior, Entrevista, Código de Processo Civil, CPC

Resumo

Natural de Ituiutaba (MG), Humberto Theodoro Júnior graduou-se pela Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro em 1961 e, desde então, construiu uma trajetória marcada pela coerência, erudição e compromisso com um Direito voltado à justiça e à dignidade humana. Após servir como juiz em diversas comarcas de Minas Gerais, aposentou-se como desembargador do TJMG em 1986, iniciando uma fase marcada pela intensa atuação como advogado, professor e doutrinador. Em 1987, obteve o doutorado pela Faculdade de Direito da UFMG, onde viria a assumir a titularidade da  cadeira de Processo Civil em 1996, tornando-se professor emérito em 2018. Integrou inúmeras comissões de juristas para elaboração de leis, com destaque para aquela que elaborou o anteprojeto do Código de Processo Civil (CPC) de 2015. Autor de mais de cinquenta livros e centenas de artigos publicados no Brasil e no exterior, mantém-se como um dos grandes nomes do pensamento jurídico nacional, cuja contribuição atravessa gerações. Nesta conversa exclusiva com a Revista do CAAP – da qual foi Conselheiro Editorial em meados dos anos 2000 –, “HTJ”, como é conhecido entre seus pares, ou Humberto “Teadoro” entre seus alunos, reflete sobre os dez anos de vigência do CPC e compartilha lembranças de sua longa e marcante relação com a Vetusta Casa de Afonso Pena.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Otávio Morato, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutorando em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com período sanduíche na Université libre de Bruxelles – Bélgica. Mestre em Direito pela UFMG. Pós-graduado em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Bacharel em Direito pela UFMG. Bacharel em Ciências Contábeis pela PUC-MG e Bacharel em Administração pela PUC-MG. Editor-Chefe da Revista do CAAP.

  • Gabriella Murici, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduanda em Direito pela UFMG. Presidente da Comissão de Indexação da Revista do CAAP. Estagiária na 2ª Vara Cível da Justiça Federal de 1º grau em Minas Gerais (TRF6). Participa de atividades acadêmicas voltadas à pesquisa, extensão e formação complementar, com experiência em monitoria e projetos institucionais.

  • Dierle Nunes, Università degli Studi di Roma

    Doutor em Direito Processual pela PUC-Minas/Università degli Studi di Roma “La Sapienza”. Mestre em Direito Processual pela PUC-Minas. Professor Associado da UFMG e PUCMINAS. Membro da Comissão de Juristas que assessorou no Código de Processo Civil de 2015 e no Anteprojeto de reforma do Código Civil no Senado Federal. Advogado Sócio de CRON Advocacia.

Referências

ANDRADE, Otávio Morato de; NUNES, Dierle José Coelho Nunes. Inteligência artificial: o desafio da explicabilidade. 1ª ed. Salvador: Juspodivm, 2025.

BRASIL, Código de Processo Civil. Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13105.htm.

THEODORO JUNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil – Vol. 1: 64ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2022.

THEODORO JUNIOR, Humberto. As novas reformas do Código de Processo Civil. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2007.

Publicado

30.06.2025

Edição

Seção

Entrevista

Como Citar

Entrevista com Humberto Theodoro Júnior, doutrinador. (2025). Revista Do CAAP, 30(1), 1-5. https://doi.org/10.69881/mxvrd480