CENTRALIDADES MUNICIPAIS E REGIONAIS NA OFERTA DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.29327/249218.17.17-8Resumo
O que se pretende com este trabalho é, primeiramente, levantar indagações e questionamentos sobre os impactos socioeconômicos e regionais da expansão das matrículas no ensino superior no Brasil entre 2000 e 2010. Quais seriam os padrões espaciais e regionais da flexibilização e crescimento da oferta do ensino superior? Quais os municípios que são centralidades na oferta do ensino superior no interior do país? Este artigo é um primeiro –e ainda pequeno –esforço analítico em busca de uma maior compreensão sobre a Geografia regional da flexibilização da ofertado ensino superior no Brasil. O objetivo deste trabalho é, portanto, identificar os municípios e as regiões referenciais na oferta do ensino superior no interior do Brasil no ano de 2010. Os resultados da análise da oferta de matrícula entre os anos 2000 e 2010 e da interpretação da distribuição espacial do Índice de centralidade apresentam tendências na organização espacial desse processo. O crescimento da participação de Nordeste e de Norte na proporção de matriculados total é uma das constatações. Assim como a manutenção de uma estrutura concentrada, principalmente, na região Sudeste.