Acessibilidade à educação pública básica por ônibus em Belo Horizonte: uma abordagem qualitativa

Autores

  • Antonio Henrique Noronha Ribeiro UFMG

DOI:

https://doi.org/10.29327/248949.22.22-5

Palavras-chave:

Acessibilidade, Mobilidade, Educação, Transporte público, Desigualdade

Resumo

Apesar da educação pública de qualidade ser um direito garantido pela Constituição Federal, nem sempre o acesso a esse serviço se dá de maneira equânime. Nesse sentido, promover ações que visem melhorar a qualidade da educação, bem como discutir problemas relacionados a acessibilidade às escolas torna-se ponto chave na discussão sobre a redução das desigualdades socioeconômicas, sobretudo no contexto urbano. Com isso, o presente trabalho tem por objetivo investigar, utilizando ferramentas da estatística espacial e do geoprocessamento, as relações entre a qualidade das escolas públicas das redes municipais e estaduais de Belo Horizonte, os padrões socioespaciais da população e a acessibilidade à estas escolas por transporte público, indagando se a distribuição espacial das escolas promove igualdade de acesso a um sistema educacional de qualidade.

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Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Acessibilidade à educação pública básica por ônibus em Belo Horizonte: uma abordagem qualitativa. (2022). Cadernos Do Leste, 22(22). https://doi.org/10.29327/248949.22.22-5