O Pacto de Varsóvia na Guerra Fria

Origens, Evolução e Impactos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/249218.23.23-4

Palavras-chave:

Pacto de Varsóvia, Guerra Fria, Cortina de Ferro, consumo de água

Resumo

Este artigo analisa o Pacto de Varsóvia, uma aliança militar durante a Guerra Fria, e seu impacto nas relações internacionais. O Pacto de Varsóvia foi criado em 1955 como uma resposta à rivalidade entre os Estados Unidos e a União Soviética. O artigo explora suas origens nas conferências pós-guerra, como a Conferência de Yalta e a Conferência de Potsdam, que delinearam a nova ordem mundial. Durante a Guerra Fria, o Pacto de Varsóvia desempenhou um papel fundamental como uma contraparte militar do bloco oriental, liderado pela União Soviética. Suas operações militares na Hungria e na Tchecoslováquia, bem como a intervenção no Afeganistão, destacam a determinação do bloco em manter sua influência a qualquer custo. O artigo também aborda a expansão da OTAN em direção ao leste após o colapso do Pacto de Varsóvia, que gerou tensões com a Rússia e influenciou o cenário geopolítico atual. Além disso, destaca a importância da perestroika, implementada por Mikhail Gorbachev, na queda do Pacto de Varsóvia e na dissolução da União Soviética. O legado do Pacto de Varsóvia inclui divisões políticas persistentes na Europa, influências nas políticas de segurança e tensões entre a Rússia e o Ocidente. O artigo conclui enfatizando como os eventos históricos continuam a influenciar o cenário global e a importância de aprender com o passado para moldar o futuro das relações internacionais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Fernandes, UNISINOS

Doutorando em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Mestre em Gestão e Negócios pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Pós-graduando em Criminologia pela Universidade de São Paulo, Pós-graduando em Direito Penal Especial pela Faculdade Legale, Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Consumidor pela Faculdade Legale, MBA em Gestão de Instituições Públicas pelo Instituto Federal de Rondônia, Pós-graduação Lato Sensu em História da América pela Faculdade de Minas, Pós-graduação Lato Sensu em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Legale, MBA em Direito do Agronegócio pela Faculdade Legale, Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal de Piauí, Pós-Graduação Lato Sensu em Lei Geral de Proteção de Dados pela Faculdade Legale, Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Risco e Cibersegurança pela Faculdade Focus, Pós-Graduação Lato Sensu em História da Guerra pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Rio Grande, Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Público pela Faculdade Legale, Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Rio Grande, Pós-Graduação Lato Sensu em Inovação e Empreendedorismo em Negócios Sustentáveis pelo Instituto Federal de Mato Grosso, Pós-Graduação Lato Sensu em Compliance pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica em Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Campinas, MBA em Agronegócios pela Faculdade UniCesumar, Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Empresarial pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, cursando Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pelotas.

Assessor na Unidade de Segurança Institucional do Banco do Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Fernandes, A. (2023). O Pacto de Varsóvia na Guerra Fria: Origens, Evolução e Impactos. Cadernos Do Leste, 23(23). https://doi.org/10.29327/249218.23.23-4

Edição

Seção

Artigos