Impacto da contaminação de corpos hídricos na capacidade da vegetação em mitigar a poluição do ar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/248949.24.24-2

Palavras-chave:

Impacto ambiental, Corpos hídricos, Educação ambiental, Desenvolvimento sustentável, Qualidade do ar

Resumo

Este estudo investiga a conscientização ambiental entre alunos do Ensino Médio Técnico em relação aos recursos hídricos, considerando sua percepção sobre contaminação, proteção ambiental e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O contexto revela uma crescente preocupação global com a preservação dos ecossistemas aquáticos e a gestão sustentável da água, destacando a importância da educação ambiental nesse cenário. O problema identificado é a necessidade de avaliar o nível de conscientização dos alunos sobre questões ambientais, especialmente relacionadas aos recursos hídricos, e explorar suas percepções e conhecimentos sobre medidas de proteção e restauração ambiental. A metodologia adotada envolveu a aplicação de entrevistas estruturadas com alunos do Ensino Médio Técnico, seguidas de análise de dados quantitativos por meio de gráficos representativos das percepções dos estudantes. A justificativa para este estudo reside na importância de entender e promover a conscientização ambiental entre os jovens, preparando-os para serem agentes ativos na sustentabilidade ambiental futura. A conclusão do estudo destaca uma conscientização robusta entre os alunos sobre os desafios enfrentados pelos recursos hídricos, incluindo a contaminação e a necessidade de políticas e práticas sustentáveis. Embora os estudantes demonstrem compreensão dos benefícios da proteção ambiental e dos ODS relacionados à água, há uma necessidade contínua de fortalecer a educação ambiental e aumentar a conscientização sobre essas questões críticas.

Biografia do Autor

  • Uilmer Rodrigues Xavier da Cruz, Universidade Federal de Minas Gerais / Pós-Doutorando em Geografia

    Pós-doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2024). Doutor em Geografia (Geografia Aplicada e Geotecnologias) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2024). Mestre em Geografia (Geografia e Relações de Poder) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2019), Graduação em Geografia - Ênfase em Sistemas de Informações Geográficas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) (2008). Atualmente é pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Resíduos Sólidos - (UEMG) e do Laboratório de Estudos Territoriais (LESTE/IGC/UFMG) - Geografia Aplicada. Interesse de investigação: Rede de reciclagem, cadeia globais, circuitos da economia urbana, produção social do trabalho, narrativas do poder e espaço, políticas públicas de coleta seletiva, gestão integrada de resíduos sólidos, tecnologias sociais para gestão integrada de resíduos sólidos, economia do conhecimento. Responsável pelo desenvolvimento e implantação do software CATAsig, PLACAR DA RECICLAGEM e por ministrar cursos, palestras, capacitações em várias cooperativas de catadores no estado da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. E-mail: uilmer@ufmg.br

  • Alysson Martins Rodrigues, Discente do curso de mecânica da Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo

    Discente do curso de mecânica da Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo

  • Mirella Fernanda de Carvalho Silva, Discente do curso de agronegócio da Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo

    Discente do curso de agronegócio da Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo

  • Ruan Lopes dos Santos Pereira, Discente do curso de mecânica da Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo - Fundação Helena Antipoff

    Discente do curso de mecânica da Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo - Fundação Helena Antipoff

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Publicado

2024-11-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Impacto da contaminação de corpos hídricos na capacidade da vegetação em mitigar a poluição do ar. (2024). Cadernos Do Leste, 24(24). https://doi.org/10.29327/248949.24.24-2

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