Stratégies de captation et de persuasion du sujet communicant Victor Hugo

Autores

  • Ida Lucia Machado Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/2238-3824.8..55-67

Palavras-chave:

Literatura francesa, Victor Hugo, Souvenir de la nuit du quatre, análise do discurso, persuasão, ironia.

Resumo

Este artigo propõe uma abordagem discursiva de um texto ficcional, mais especificamente, de um texto literário: trata-se do poema “Souvenir de la nuit du quatre” de Victor Hugo. Partindo desse enfoque, quisemos mostrar como foram elaboradas estratégias linguareiras que visam seduzir e persuadir o leitor; entre elas destacamos os diferentes papéis e a ironia amarga que está em sua base.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ida Lucia Machado, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora de francês e de Análise do Discurso. Fundadora e Coordenadora do Núcleo de Análise do Discurso da FALE/UFMG. Bolsista CNPq.

Downloads

Publicado

2011-11-02

Como Citar

Machado, I. L. (2011). Stratégies de captation et de persuasion du sujet communicant Victor Hugo. Caligrama: Revista De Estudos Românicos, 8, 55–67. https://doi.org/10.17851/2238-3824.8.55-67