Stratégies de captation et de persuasion du sujet communicant Victor Hugo

Auteurs

  • Ida Lucia Machado Universidade Federal de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.17851/2238-3824.8..55-67

Mots-clés :

Literatura francesa, Victor Hugo, Souvenir de la nuit du quatre, análise do discurso, persuasão, ironia.

Résumé

Este artigo propõe uma abordagem discursiva de um texto ficcional, mais especificamente, de um texto literário: trata-se do poema “Souvenir de la nuit du quatre” de Victor Hugo. Partindo desse enfoque, quisemos mostrar como foram elaboradas estratégias linguareiras que visam seduzir e persuadir o leitor; entre elas destacamos os diferentes papéis e a ironia amarga que está em sua base.

Biographie de l'auteur

  • Ida Lucia Machado, Universidade Federal de Minas Gerais
    Professora de francês e de Análise do Discurso. Fundadora e Coordenadora do Núcleo de Análise do Discurso da FALE/UFMG. Bolsista CNPq.

Téléchargements

Publiée

2011-11-02

Comment citer

Stratégies de captation et de persuasion du sujet communicant Victor Hugo. (2011). Caligrama: Revista De Estudos Românicos, 8, 55-67. https://doi.org/10.17851/2238-3824.8..55-67