Slam francês e cantoria nordestina: voz, corpo e poesia

Autor/innen

  • Martine Kunz Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.17851/2238-3824.21.1.83-98

Schlagwörter:

performance, slam, cantoria.

Abstract

Este texto tem como objetivo fazer um estudo comparativo entre duas modalidades poéticas marcadas pela oralidade e a performance: o torneio de slam tal como é praticado na França e a cantoria, poesia improvisada sob a forma de duelo verbal entre dois cantadores, tal como se apresenta no Nordeste do Brasil. A partir da observação in loco das duas artes performativas e do aporte crítico de Zumthor (“espetacularização” da literatura), a análise propõe uma leitura possível da relação estabelecida por cada performance entre voz, corpo e público.

Autor/innen-Biografie

  • Martine Kunz, Universidade Federal do Ceará

    Departamento de Letras Estrangeiras

    PPGrLetras do Departamento de Literatura Brasileira

    Centro de Humanidades

Veröffentlicht

2016-09-29

Zitationsvorschlag

Slam francês e cantoria nordestina: voz, corpo e poesia. (2016). Caligrama: Revista De Estudos Românicos, 21(1), 83-98. https://doi.org/10.17851/2238-3824.21.1.83-98