As Memórias (1865), de Hector Berlioz: legitimação e rasura de um autor / The Memoirs (1865), by Hector Berlioz: Legitimation and Erasure of an Author

Authors

  • Celina Maria Moreira de Mello UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.17851/2238-3824.24.3.177-192

Keywords:

Berlioz, memórias, romantismo, ethos, memoirs, romanticism.

Abstract

Resumo: O presente artigo tem como objetivo propor uma releitura das Memórias (1865) de Berlioz, desenvolvendo a hipótese de um ethos autoral rasurado. Será revisitado o conceito de ethos e sua funcionalidade na interpretação do discurso literário (MAINGUENEAU, 2004), desnaturalizado e visto como um constructo cultural. A interrogação voltada para a autobiografia de Berlioz demandou, para além da Análise do Discurso, o recurso a métodos de leitura provenientes de abordagens oferecidas pela história da edição e as teorias do campo literário (BOURDIEU, 1992). Nas Memórias de Berlioz combinam-se estratégias discursivas de projeção de um ethos de compositor, assim como da afirmação e rasura de um ethos de escritor, compondo uma persona de artista romântico.

Palavras-chave: Berlioz; memórias; romantismo; ethos.

Abstract: This article aims to propose a re-reading of Berlioz’s The Memoirs (1865), developing the hypothesis of an obliterated author ethos. It will revisit the concept of ethos and its functionality in the interpretation of literary discourse (MAINGUENEAU, 2004), denatured and seen as a cultural construct. In addition to analyzing the discourse, the question of Berlioz’s autobiography demanded the use of reading methods from approaches offered by the history of publishing and the theories of the literary field (BOURDIEU, 1992). Berlioz’s Memoirs combine discursive strategies of projection of a composer ethos, as well as the affirmation and erasure of an ethos of writer, composing a persona of romantic artist.

Keywords: Berlioz; memoirs; romanticism; ethos.

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Author Biography

Celina Maria Moreira de Mello, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Titular de Língua e Literatura Francesa da UFRJ; professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras neolatinas da UFRJ; pesquisador 1-B do CNPq

Published

2019-12-18

How to Cite

Mello, C. M. M. de. (2019). As Memórias (1865), de Hector Berlioz: legitimação e rasura de um autor / The Memoirs (1865), by Hector Berlioz: Legitimation and Erasure of an Author. Caligrama: Revista De Estudos Românicos, 24(3), 177–192. https://doi.org/10.17851/2238-3824.24.3.177-192