Calle Santa Fe

a elaboração do trauma no cinema andarilho de Carmen Castillo

Authors

  • Guilherme Araujo dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/2238-3824.28.3.125-148

Keywords:

cinema, ditadura militar, Chile, trauma, melancolia

Abstract

O presente artigo propõe investigar como o chamado “documentário de busca”, definido por Bernardet (2005) como uma relevante ferramenta de acesso à subjetividade, pode auxiliar na revisão de traumas deixados pela ditadura militar chilena. Entre inquietações e um consequente estado de melancolia expostos pela cineasta Carmen Castillo, interessa analisar no filme Calle Santa Fe (2007), particularmente sob o escopo das teorias da imagem e da literatura, o trânsito existente entre cinema, ensaio e narrativa autobiográfica. Estas searas, uma vez entrecruzadas, concebem um gesto que possibilita acionar no sujeito novas referências para a elaboração do passado e a possibilidade de reconstruir-se diante do trauma

Downloads

Download data is not yet available.

References

ARAUJO, Mateus. Straub, Huillet e o ensaísmo dos outros. Devires, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 108-137, jan./jul. 2013. Disponível em . Acesso em: 13 maio 2023.

BARTOLOMEU, Anna Karina Castanheira.; VEIGA, Roberta; MAROTTA, Letícia. A ditadura militar “por” e “entre” mulheres: o cinema contra o apagamento histórico em Retratos de Identificação e Setenta. Cadernos Benjaminianos, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 103-130, 2019.

BARTOLOMEU, Anna Karina Castanheira; VEIGA, Roberta. Rastro e aura em Diário de uma busca. In: VEIGA, Roberta; MAIA, Carla; GUIMARÃES, Victor. Limiar e partilha: uma experiência com filmes Brasileiros. Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2015. p. 126-152.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 2012.

BERNARDET, Jean Claude. Documentários de busca: 33 e Passaporte Húngaro. In: MOURÃO, Maria Dora; LABAKI, Amir. (org.). O cinema do real. São Paulo: Cosac & Naify, 2005. (Coleção Portátil, 26)

CALLE Santa Fe. Direção e roteiro: Carmen Castillo. Produção: Leonora González, Mary Ann Beausire, Pablo Sierralta. Música: Juan Carlos Zagal. França: Les Films d’Ici S.A. 2007. 167 min. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2022.

CASTILLO, Carmen. Un dia de octubre en Santiago. Santiago: LOM Ediciones, 1999. (Colección Septiembre)

CORRIGAN, Timothy. O filme-ensaio: desde Montaigne e depois de Marker. Tradução Luís Carlos Borges. Campinas: Papirus, 2015. (Coleção Campo Imagético)

DELEUZE, Gilles. L’île déserte et autres textes. Paris: Minuit, 2002.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

EL PAÍS de mi padre. Direção: Carmen Castillo. Música: Mariana Montalvo. França: Les Films d’Ici S.A. 2006. 75 min. Disponível em: . Acesso em: 6 dez. 2022.

ELTIT, Diamela. Emergencias: escritos sobre literatura, arte y política. Seix Barral Editorial: Santiago, 2014.

FONT, Gabriel Boric. Primer discurso en el Palacio de La Moneda del presidente Gabriel Boric Font. In: GOBIERNO DE CHILE. Prensa presidencial, 11 mar. 2022. Site. Disponível em: . Acesso em: 19 dez. 2022.

FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. In: FREUD, Sigmund. Introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916). Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. Ebook. (Obras completas, v. 12)

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2009.

GINZBURG, Jaime. Literatura, violência e melancolia. Campinas: Autores Associados, 2013.

INCA de oro. Direção: Patrick Grandperret. Roteiro: Carmen Castillo e Sylvie Blum. França: Arte 1996. 57 min. Disponível em: . Acesso em: 06 dez. 2022.

LA FLACA Alejandra. Direção: Carmen Castillo e Guy Girard. Roteiro: Carmen Castillo. Chile: Ina, France 3, Channel 4.. 1994. 60 minutos. Disponível em: . Acesso em: 05 dez. 2022.

LAGOS OLIVERO, Claudio. Cine chileno en el Santiago del apagón cultural (1980-1989). Santiago: Ediciones Universidad Finis Terrae, 2019.

LOPES, Silvina Rodrigues. Literatura, defesa do atrito. Lisboa: Edições Vendaval, 2003.

PIGEAUD, Jackie. Présentation. In: Aristote. L’homme de génie et la mélancolie: problème XXX, 1. Paris: Rivages, 1988.

PIRALIAN, Hélène. Genocidio y transmisión. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2000.

ROJO, Grínor. Discrepancias del bicentenario. Santiago: Lom, 2010.

ROJO, Sara. Um percurso pelas imagens de Neruda no cinema e no teatro. Belo Horizonte: Editora Javali, 2021.

SARLO, Beatriz. Relato, historia y memoria. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 24, n. 2, p. 17-32, 2021. Disponível em: . Acesso em: 26 maio 2023.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Narrar o trauma: a questão dos testemunhos de catástrofes históricas. Psicologia clínica, v. 20, n. 1, p. 65-82, 2008. Disponível em . Acesso em: 24 maio 2023.

TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório. Performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

VEIGA, Roberta Veiga. Por uma política da rememoração: a potência histórica no cinema de experiência pessoal. Contracampo, Niterói, v. 35, n. 03, p. 187-210, dez. 2016/mar. 2017.

Published

2024-08-04

How to Cite

dos Santos, G. A. (2024). Calle Santa Fe: a elaboração do trauma no cinema andarilho de Carmen Castillo. Caligrama: Revista De Estudos Românicos, 28(3), 125–148. https://doi.org/10.17851/2238-3824.28.3.125-148

Issue

Section

Dossiê: 50 anos do golpe militar no Chile