Slam francês e cantoria nordestina: voz, corpo e poesia

Autores/as

  • Martine Kunz Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.17851/2238-3824.21.1.83-98

Palabras clave:

performance, slam, cantoria.

Resumen

Este texto tem como objetivo fazer um estudo comparativo entre duas modalidades poéticas marcadas pela oralidade e a performance: o torneio de slam tal como é praticado na França e a cantoria, poesia improvisada sob a forma de duelo verbal entre dois cantadores, tal como se apresenta no Nordeste do Brasil. A partir da observação in loco das duas artes performativas e do aporte crítico de Zumthor (“espetacularização” da literatura), a análise propõe uma leitura possível da relação estabelecida por cada performance entre voz, corpo e público.

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Biografía del autor/a

Martine Kunz, Universidade Federal do Ceará

Departamento de Letras Estrangeiras

PPGrLetras do Departamento de Literatura Brasileira

Centro de Humanidades

Publicado

2016-09-29

Cómo citar

Kunz, M. (2016). Slam francês e cantoria nordestina: voz, corpo e poesia. Caligrama: Revista De Estudos Românicos, 21(1), 83–98. https://doi.org/10.17851/2238-3824.21.1.83-98