A valsa nos trópicos: repercussões de um fenômeno europeu na literatura brasileira do século XIX

Autores/as

  • Claudia Helena Daher Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17851/2238-3824.23.1.39-52

Palabras clave:

valsa na Europa e no Brasil, Romantismo, literatura nacional.

Resumen

Resumo: Partindo de uma observação feita na obra Raízes do Brasil (1936), de Sérgio Buarque de Holanda, na qual o autor reflete sobre a disparidade entre a sociedade brasileira do século XIX e as ideias do liberalismo europeu, Roberto Schwarz desenvolve em Ao vencedor as batatas (1977) uma crítica ao Romantismo brasileiro, que teria sido montado sobre uma comédia ideológica, diferente da europeia, representando uma idealização que não correspondeu à realidade. O presente artigo revê esses conceitos a partir da cena de baile da obra Senhora (1875), de José de Alencar. Observa-se a presença da valsa na literatura brasileira oitocentista, objetivando analisar de que maneira esse fenômeno europeu se manifestou em território brasileiro e como o imaginário em torno do baile foi apropriado e relido pelo autor. O artigo coloca a literatura brasileira em diálogo com a literatura europeia produzida no mesmo período. Ao ponto de vista de Roberto Schwarz acrescenta-se o estudo feito por Maria Cecília de Moraes Pinto (1999) que investiga as influências europeias de Alencar e o seu empenho em fazer uma literatura nacional.

Palavras-chave: valsa na Europa e no Brasil; Romantismo; literatura nacional.

Abstract: The piece of writing Raízes do Brasil (1936) by Sérgio Buarque de Holanda, in which the author reflects about the disparities between Brazilian society of the nineteenth century and the ideas of European liberalism, provides a basis to Roberto Schwarz’s criticism of Brazilian Romanticism in Ao vencedor as batatas (1977). According to Schwarz, different from its European correlate, Brazilian Romanticism would have been based on an ideological comedy, thus representing an idealization that did not correspond to reality. This article revisits such concepts from the perspective of the ballroom dancing scene in Senhora (1875), by José de Alencar. Based on the presence of the waltz in nineteenth century Brazilian literature we analyzed how the European phenomenon manifested in Brazilian territory and how the imaginary constructed around ballroom dancing was appropriated and re-read by Alencar. This work establishes a connection between Brazilian Literature and the literature produced in Europe during the same period. In addition to Roberto Schwartz’s point of view, we included Maria Cecília de Moraes Pinto’s study (1999), which investigated Alencar’s European influences and his efforts in creating a national literature.

Keywords: waltz in Europe and Brazil; Romanticism; national literature.

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Biografía del autor/a

Claudia Helena Daher, Universidade Federal do Paraná

Professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, área de Francês.

Publicado

2018-05-24

Cómo citar

Daher, C. H. (2018). A valsa nos trópicos: repercussões de um fenômeno europeu na literatura brasileira do século XIX. Caligrama: Revista De Estudos Românicos, 23(1), 39–52. https://doi.org/10.17851/2238-3824.23.1.39-52