Infância, gênero, raça e classe nos romances caribenhos Vasto mar de sargaços e La mulâtresse Solitude / Childhood, Gender, Race and Class in the Caribbean Novels Vasto mar de sargaços and La mulâtresse Solitude
DOI:
https://doi.org/10.17851/2238-3824.25.3.101-120Palabras clave:
infância, caribe, raça, classe, gênero, childhood, Caribbean, race, class, gender.Resumen
Resumo: O presente artigo tem como objetivo propor uma análise comparativa entre as personagens principais dos romances La mulâtresse Solitude, de André Schwarz-Bart, e Vasto mar de sargaços, de Jean Rhys. O recorte privilegiado neste artigo será o período da infância das duas personagens principais, levando em consideração as temáticas de gênero, raça e classe com a finalidade de comparar o cotidiano e dificuldades de uma criança negra e escravizada com o de uma criança livre e branca. Nossa análise será desenvolvida utilizando referenciais críticos e teóricos dos campos de estudos culturais, literatura e crítica literária, estudos de gênero, história e sociologia. O artigo busca contribuir para a divulgação de obras caribenhas, promovendo uma análise comparativa entre romances do caribe inglês e do caribe francês.
Palavras-chave: infância; caribe; raça; classe; gênero.
Abstract: This article proposes a comparative analysis between the main characters from the novels La mulâtresse Solitude, by André Schwarz-Bart and Wide Sargasso Sea, by Jean Rhys. The privileged feature in this article will be the childhood period of the two main characters, taking into account the themes of gender, race and class in order to compare the daily life and difficulties of a black and enslaved child with that of a free and white child. Our analysis will be developed using critical and theoretical references from the fields of cultural studies, literature and literary criticism, gender studies, history and sociology. The article seeks to contribute to the dissemination of Caribbean works by promoting a comparative analysis between English and French Caribbean novels.
Keywords: childhood; Caribbean; race; class; gender.