A poesia dos livros e dos jornais: guerra, escrita e metáforas sociais em “Carta a Stalingrado”, de Drummond

Auteurs

  • Ivana Rebello Universidade Estadual de Montes Claros

DOI :

https://doi.org/10.17851/2238-3824.18.1.147-162

Résumé

Resumo: Este artigo reflete sobre o poema “Carta a Stalingrado”, de Carlos Drummond de Andrade, e suas relações com as transformações sociais advindas do tempo de guerra. A batalha de Stalingrado, signo de resistência soviética contra o poder nazista, chega ao poeta por meio das notícias de jornais, mas é traduzida, em sua poética, como signo da nova ordem social e da poética da vida moderna.
Palavras-chave: Drummond; Carta a Stalingrado; guerra; poesia.

Abstract: This article reflects on the poem “Letter to Stalingrad” by Carlos Drummond de Andrade, and their relations with the social changes resulting from the time of war. The battle of Stalingrad, sign of Soviet resistance against the Nazi power, is translated in his poetics, as a sign of the new social order and the poetics of modern life.
Keywords: Drummond; Letter to Stalingrad; war; poetry.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ivana Rebello, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Literauras de Língua Portuguesa, Professora do Departamento de Comunicação e Letras, membro permanente do Mestrado em Letras/Estudos Literários, na UNIMONTES, MG. Coordena projeto de pesuisa "Intérpretes dos Gerais".

Téléchargements

Publiée

2013-09-24

Comment citer

Rebello, I. (2013). A poesia dos livros e dos jornais: guerra, escrita e metáforas sociais em “Carta a Stalingrado”, de Drummond. Caligrama: Revista De Estudos Românicos, 18(1), 147–162. https://doi.org/10.17851/2238-3824.18.1.147-162