O repertório antroponímico da lista de desaparecidos de Petrópolis – RJ
DOI :
https://doi.org/10.17851/2238-3824.28.2.24-41Mots-clés :
Onomástica, Antroponomástica, prenomes, PetrópolisRésumé
Este artigo descreve um estudo de caso acerca da etimologia e da história social do léxico antroponímico da lista de desaparecidos de Petrópolis – RJ com o objetivo de evidenciar o repertório de prenomes do Português Brasileiro como parte do léxico da língua portuguesa. A pesquisa apresentada está embasada em Amaral e Seide (2020), Soledade (2019), Guérios (1980) e Piel (1989). Os procedimentos metodológicos consistiram na elaboração de repertório de prenomes, contextualização da pesquisa, análise dos dados coletados e discussão dos resultados obtidos. O repertório foi constituído pela criação de uma listagem de nomes de pessoas desaparecidas de Petrópolis em decorrência das inundações ocorridas em 2022 com base em outras listas publicadas em jornais locais e nacionais. A contextualização foi feita mediante pesquisa bibliográfica sobre a história e as características urbanas da cidade. A análise dos dados foi feita qualitativamente de acordo com a etimologia dos prenomes e quantitativamente por porcentagem simples. A análise e discussão dos dados demonstram que as tendências nacionais apontadas por Soledade (2019) também são observadas na amostra analisada e que, em ambos os casos, os dados antroponímicos convergem com os lexicais: há nomes comuns e nomes de pessoas de origem latina, de origem grega e de origem bíblica e também nomes provenientes da língua francesa e da língua inglesa.
Téléchargements
Références
AMARAL, Eduardo Tadeu Roque; SEIDE, Márcia Sipavicius. Nomes próprios de pessoa: introdução à antroponímia brasileira. São Paulo: Ed. Blucher, 2020.
BEHIND The Name: The Etymology and History of Surnames. [S. l, 2002]. Site. Disponível em: . Acesso em: 02 fev. 2023.
COHEN, Simone Cynamon; SÉGUIN, Elida; ASSUMPÇÃO, Rafaela dos Santos Facchetti Vinhares. Petrópolis: Uma cidade no caminho da Resiliência? Revista de Direito Ambiental, São Paulo, v. 75, p. 317-337, jul./set. 2014.
GARCIA, Vinicius Moraes. Políticas culturais do SESC RJ para valorização de artistas visuais em Petrópolis/RJ. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais) – Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: . Acesso em: 26 maio 2023.
GUÉRIOS, Rosário Farâni Mansur. Dicionário Etimológico de Nomes e Sobrenomes. 2. ed. São Paulo: Editora Ave Maria LTDA, 1980.
PIEL, Joseph-Maria. Estudos de Linguística Histórica Galego-Portuguesa. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1989.
SILVA, Luiz Henrique Alves da. Análise da dinâmica de ocupação do município de Petrópolis (RJ) e suas implicações na formação de espaços de risco. 2019. 85 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
SOLEDADE, Juliana Barbosa Coelho. Origens e estruturação histórica do léxico antroponímico do português brasileiro. Macabéa: Revista eletrônica do Netlli, v. 8. n. 2. p. 411-452, jul./dez. 2019.
VIÁRIO, Mário Eduardo. Por trás das palavras: manual de etimologia do português. São Paulo: Editora Globo, 2004.
VILELA, Mário. Estudos de Lexicologia do Português. Coimbra: Almedina, 1994.