Letramentos acadêmicos e científicos
usos e impactos gerados pelas tecnologias digitais
DOI :
https://doi.org/10.17851/2238-3824.28.2.100-120Mots-clés :
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, produção acadêmica, docênciaRésumé
Este trabalho é um recorte do projeto intitulado O processo de produção de gêneros acadêmicos: reflexões e desdobramentos, desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa Letramentos, Gêneros e Ensino (UFSJ/DELAC/CNPq). Aqui, especificamente, pretende-se analisar os usos e os impactos gerados pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na prática acadêmica e profissional de professores(as) de dois cursos de Letras (Língua Inglesa e Língua Portuguesa) de uma universidade pública brasileira e que recursos digitais podem contribuir para a revisão de textos de seus(suas) alunos(as). A fundamentação teórica é subsidiada pelos Novos Estudos de Letramento (NEL), com foco nas abordagens de Lea e Street (1998, 2014), Rojo e Moura (2019) e Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020). A metodologia, vinculada à Linguística Aplicada, tem uma perspectiva qualitativa de cunho interpretativista (Paiva, 2019), em que um formulário on-line foi utilizado como instrumento de geração de dados. Os resultados revelam que as tecnologias estão muito presentes na vida acadêmica e profissional dos(as) docentes, levando em conta que eles(as) se apropriam de equipamentos multimídia, plataformas e documentos on-line, softwares, permitindo uma maior diversificação nas estratégias. Além disso, os depoimentos apontam impactos positivos dessas ferramentas na organização e didatização de conteúdos, bem como na otimização da produção acadêmica desses(as) profissionais.
Téléchargements
Références
BARROS, E. M. D. de; MAFRA, G. M. A correção textual do professor como instrumento de ensino e aprendizagem na metodologia das sequências didáticas de gêneros. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, ES, v. 10, n. 17, p. 48-68, dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/14791. Acesso em: 14 fev. 2023.
FERNANDES, D. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
KALANTZIS; M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.
LEA, Mary. R.; STREET, Brian. O modelo dos letramentos acadêmicos: teoria e aplicações. Tradução de Fabiana Komesu e Adriana Fischer. Revista da USP, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v16i2p477-493. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/79407. Acesso em: 26 abr. 2019.
LEA, M. R.; STREET, B. Student Writing in Higher Education: An Academic Literacies Approach. Studies in Higher Education, London, v. 23 n. 2, p. 157-172, Jun. 1998. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/epdf/10.1080/03075079812331380364. Acesso em: 16 fev. 2023.
MIRANDA, F. D. S. S. Letramentos (trans)formados por tecnologias digitais? Reflexões a partir das “vozes” de pesquisadores brasileiros. In: FIAD, R. S. Letramentos acadêmicos: contextos, práticas, percepções. São Carlos: Pedro e João Editores, 2016. p. 253-287.
PAIVA, V. L. M. de O. e. Manual de pesquisa em Estudos Linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.
RIBEIRO, A. E. Escrever hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. São Paulo: Parábola, 2018.
ROJO, R.; MOURA, E. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.
RUIZ, E. D. Como corrigir redações na escola. São Paulo: Contexto, 2010.
SILVA, M. C.; BOTELHO, L. S.; CAETANO OLIVEIRA, M. de C. A produção de resumos acadêmicos na universidade: percepções de modelos de ensino-aprendizagem na perspectiva dos letramentos.Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 60, n. 2, p. 580-594, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8660840. Acesso em: 15 fev. 2023.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.