Narrações-munições: sinais da memória violenta nos contos testemunhais de Reinaldo Arenas

Autori

  • Antonio Martínez Nodal Universidade Federal da Bahia
  • Carla Dameane Pereira de Souza Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17851/2238-3824.23.2.165-182

Parole chiave:

Reinaldo Arenas, narrações-munições, testemunho.

Abstract

Neste artigo analisamos a presença autoral de Reinaldo Arenas em suas narrativas breves exponencialmente autobiográficas, procurando, nessas vivências, singulares batalhas e desacordos com o Estado cubano revolucionário e o espaço afetivo coercitivo de sua escrita. O confronto das interpretações e as leituras da realidade do escritor dissidente com a história oficial podem-nos ajudar a identificar descrições ocultas na narrativa dos textos breves memoriais de Reinaldo Arenas e, consequentemente, a revelar alguns importantes conteúdos histórico-políticos e autoficcionais inseridos nos citados relatos. Desta maneira, os contos funcionam como narrações-munições, isto é, gestos literários que se revelam como ações simbólicas de resistência e de denúncia do sistema totalitário fidelista e de seu universo filial. Explicita-se, ademais, o componente testemunhal de suas fortes narrativas observado nas características de alguns relatos pertencentes à obra Termina el desfile (1981), que contém as variadas passagens histórico-críticas assinaladas na vida de Arenas, potencializadas pela violência familiar e a pulsão sexual latente do escritor cubano.

Biografie autore

  • Antonio Martínez Nodal, Universidade Federal da Bahia
    Possui graduação em Português-Espanhol pela Escola Superior Madre Celeste (2014). Tem Mestrado em Literatura e Cultura na UFBA (Universidade Federal da Bahía, 2016-2018). Realizou especialização em Ensino de Língua Espanhola pela Universidade Cândido Mendes (2015). Possui o título de tradutor-intérprete de LSE (Língua de Sinais Espanhola). Formado como ator no Estudo Juan Carlos Corazza. Atualmente é professor de espanhol - PARFOR - UFPA e professor do INSTITUTO CERVANTES. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Espanhol como Língua Estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: língua espanhola, literaturas hispanófonas, fonética e fonologia da língua espanhola, teatro e o uso da dramatização nas aulas de ELE.
  • Carla Dameane Pereira de Souza, Universidade Federal da Bahia
    É Doutora em Estudos Literários: Literaturas Modernas e Contemporâneas (2013) e Mestre em Letras: Estudos Literários, Teoria da Literatura (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou estágio de Doutorado na Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco, no Peru, com bolsa Capes PDEE (2011-2012). Possui Graduação em Letras Espanhol pela Universidade Estadual de Montes Claros (2006). Atua nas áreas de Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE). É pesquisadora na área de Estudos da Performance, Artes Cênicas, Literaturas e Culturas Andinas. É Professora Adjunta do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. É Professora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da UFBA atuando nas linhas de pesquisas Documentos da memória cultural e Estudos da tradução cultural e intersemiótica. É performer no Coletivo Pixote.

Pubblicato

2018-08-31

Come citare

Narrações-munições: sinais da memória violenta nos contos testemunhais de Reinaldo Arenas. (2018). Caligrama: Revista De Estudos Românicos, 23(2), 165-182. https://doi.org/10.17851/2238-3824.23.2.165-182