Dialogismo e ambivalência no "Lazarillo de Tormes"
DOI:
https://doi.org/10.17851/2238-3824.3..147-164Parole chiave:
literatura espanhola, Lazarillo de Tormes, análise do discurso, dialogismo, literatura española, análisis del discurso, Spanish literature, discourse analysis, dialogismAbstract
Este trabalho busca encarar o Lazarillo de Tormes não como um tópico exemplar renascentista do gênero epistolar cômico, mas como uma falsa carta, uma “autobiografia” que permite a presença de duas vozes paralelas, a do herói-pícaro e a do narrador culto, subjacente, dialogando sutilmente entre si; em conseqüência, observa-se os desdobramentos da narrativa em duas perspectivas distintas, mas entrosadas, além da notável ambivalência do discurso, em seus vários níveis.
Este trabajo no trata de estudiar al Lazarillo de Tormes como un típico ejemplar renacentista del género epistolar cómico, sino como una falsa carta, una “autobiografia” quer permite la presencia de dos vozes paralelas, la del héroe-pícaro y la del narrador culto, subyacente, en um diálogo sutl; por consecuencia, se observa el despliegue de la narrativa en dos perspectivas distintas, pero conectadas, además de la notable ambivalencia del discurso, en sus varios niveles.