Pós-modernidade e pós-colonialidade na literatura latino-americana: o trágico na Crônica de uma morte anunciada, de Gabriel García Márquez

Autori

  • Fatima Sabrina Rosa PPGCS-Unisinos
  • Barbara Rosa SEDUC-RS

DOI:

https://doi.org/10.17851/2238-3824.24.1.47-64

Parole chiave:

literatura latino-americana, trágico, pós-modernidade e pós-colonialidade, Latin American literature, tragic, post-modernity and post-coloniality.

Abstract

Resumo: Este ensaio tem por objetivo utilizar perspectivas discutidas em torno das teorias pós-modernas e pós-coloniais como aporte para estabelecer aproximações com a literatura latino-americana, especificamente, com a obra Crônica de uma morte anunciada, do colombiano Gabriel García Márquez. Essa proposta de aproximação surge da impressão causada pela obra no leitor, denotando traços do que poderia ser visto como uma perspectiva pós-moderna e pós-colonial sobre a história e sobre a própria escrita literária. Esses caminhos da questão “pós” podem ser percebidos em uma sensibilidade trágica, que alinha o texto aos debates pós-modernos, bem como na forma como o autor hibridiza a narrativa ao colocar na mesma “persona”, narrador, personagem e autor. As chamadas “histórias menores”, isto é, discussões acerca de temas importantes da crítica pós-colonial também estão presentes, em referências tangenciais à raça, territorialidade e gênero. Além dessas circunscrições mais visíveis sobre o “pós” na estrutura da crônica, este texto é uma tentativa de decodificar alguns símbolos utilizados pelo autor para ressignificar e deslocar certos pontos fixos da ficção e da história latino-americana.

Palavras-chave: literatura latino-americana; trágico; pós-modernidade e pós-colonialidade.

Abstract: This essay aims to use perspectives discussed on postmodern and postcolonial theories as a contribution to establish approximations with the Latin American literature, specifically with the Chronicle of a Death Foretold by the Colombian Gabriel García Márquez. This proposal of approximation arises from the impression that the García Márquez’ work provokes in the reader, denoting traces of what could be seen as a postmodern and postcolonial perspective on history and on literary writing itself. These paths of the “post” theory can be perceived in a tragic sensibility, which aligns the text to postmodern debates, as well as in the way the author hybridizes the narrative by placing the narrator, character and author in the same person. Also present in the book are the so-called “minor stories,” that is, discussions about the central postcolonial critique matters, such as issues about race, territoriality, and gender. In addition to these more visible circumscriptions about the “post” in the structure of the Chronicle, this text is an attempt to decode some symbols used by the author to resignify and dislocate certain fixed points of Latin American fiction and history.

Keywords: Latin American literature; tragic; post-modernity and post-coloniality.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Fatima Sabrina Rosa, PPGCS-Unisinos

Doutoranda e Mestre pelo PPGCS da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora de História, Sociologia e Filosofia da Educação Básica.  Tem experiência nas áreas de sociologia e antropologia urbana, relações etnico-raciais e de gênero, bem como nos temas da América Latina, juventude, violência e preferia utilizando como aporte as teoria pós-coloniais e pós-modernas, bem como debate sobre Estudos Culturais.

Barbara Rosa, SEDUC-RS

Especialista em Literatura Brasileira pela UFRGS, licenciada em letras português-literatura pela UNISINOS. Professora da rede básica de ensino desde 2002.

Pubblicato

2019-04-29

Come citare

Rosa, F. S., & Rosa, B. (2019). Pós-modernidade e pós-colonialidade na literatura latino-americana: o trágico na Crônica de uma morte anunciada, de Gabriel García Márquez. Caligrama: Revista De Estudos Românicos, 24(1), 47–64. https://doi.org/10.17851/2238-3824.24.1.47-64

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Literaturas Poscoloniais em Línguas Românicas – Parte 2