Escola Estadual de Ensino Médio Cabanas e Escola Estadual João Ramos Filho

estudo do processo da dupla nomeação de uma instituição escolar na cidade de Mariana (MG)

Autori

  • Beatriz Latini Gomes Neta Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Paula Antunes Rocha Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.17851/2238-3824.27.1.174-191

Parole chiave:

Escola Estadual João Ramos Filho, cidade de Mariana, Toponímia, nomeação escolar

Abstract

O objetivo deste artigo é expor e analisar um estudo realizado na Escola Estadual João Ramos Filho, situada na cidade de Mariana (MG). A referida pesquisa descreveu a escolha desse nome para a instituição, que, embora já seja oficial, vem sendo usado, pela comunidade local, concomitantemente ao antigo, Escola Estadual de Ensino Médio Cabanas. Entrevistas com o diretor que encabeçou o movimento de escolha do nome oficial e a consulta a documentos permitiram observar e descrever o valor simbólico que o nome de uma escola tem para sua comunidade, o que corrobora um fundamento das pesquisas sobre Toponímia, segundo o qual os nomes dos lugares são carregados de valores sociais. O texto discute ainda a situação que ocorre no momento: a escolha do novo nome, que homenageia um ex-prefeito de Mariana, João Ramos Filho, assassinado num crime de motivação política e fundador do bairro onde se situa a escola, bem como sua oficialização não são suficientes para impedir o uso, inclusive nas redes sociais, do antigo nome, que havia sido empregado provisoriamente e de forma não oficial por poucos anos. Além disso, o artigo apresenta uma reflexão sobre os desafios metodológicos encontrados na realização de pesquisas de caráter interdisciplinar como as que se fazem em torno dos nomes de instituições escolares.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ANTUNES, A. A. A civilização das letras: cultura escolar no termo de Mariana (1750-1822). In: VENÂNCIO, R.P.; GONÇALVES, A. L.;

SILVEIRA, M.A., Mollo, H. (Org.). Termo de Mariana III. v. 3. Ouro Preto: Editora da UFOP, 2010, p. 99-114.

COTA, Thiago. Escola Estadual de Ensino Médio das Cabanas passa a se chamar Escola Estadual João Ramos Filho. Disponível em:. Acesso em: 15 jul. 21.

DICK, M. Vicentina de P. do A. A Motivação Toponímica e a Realidade Brasileira. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo. Edições Arquivo do Estado, 1990a.

DICK, Maria Vicentina de Paula do Amaral. Toponímia e Antroponímia no Brasil. Coletânea de Estudos. 2. ed. São Paulo: FFLCH/USP, 1990b. E. E. de Ensino Médio Cabanas. Fonte: . Acesso em: 15 jul. 2021. E. E. de Ensino Médio Cabanas. Fonte: . Acesso em: 15 jul. 2021.

GOMES NETA, B. L. Os nomes de escolas públicas na cidade de Mariana: microtoponímia urbana. 2016. Dissertação de mestrado. Dissertação em Letras: Estudos da Linguagem – Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, 2016, 126 páginas.

Pubblicato

2024-08-04

Come citare

Neta, B. L. G., & Rocha, A. P. A. (2024). Escola Estadual de Ensino Médio Cabanas e Escola Estadual João Ramos Filho: estudo do processo da dupla nomeação de uma instituição escolar na cidade de Mariana (MG). Caligrama: Revista De Estudos Românicos, 27(1), 174–191. https://doi.org/10.17851/2238-3824.27.1.174-191

Fascicolo

Sezione

IV DIVERMINAS SERtão GERAIS