A Aldeia mais Portuguesa de Portugal e tropeiros em Diamantina
representações de cultura popular no Estado Novo português e no brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.17851/2238-3824.29.1.44-59Parole chiave:
Adolfo Simões Müller, Basílio de Magalhães, Erich Hess, revista Panorama, revista Travel in Brazil, tropeirosAbstract
Neste estudo são analisados um artigo de Adolfo Simões Müller, publicado na revista Panorama, em 1941, editada pelo SPN, e outro de Basílio de Magalhães, publicado na revista Travel in Brazil, em 1942, editada pelo DIP. Ambos abordam aspectos da cultura popular rural e são ilustrados com fotografias de Thomaz de Mello e de Erich Hess, respectivamente. Müller trata da aldeia de Monsanto e Magalhães, de tropeiros no Mercado Municipal de Diamantina. Objetiva-se compreender como esses autores e fotógrafos representam diferentes concepções de cultura popular rural. Para o Estado Novo português, esta era concebida como imutável, mas devia ser estilizada, preparada para o olhar turístico e tomada como modelo para as classes urbanas. Para o regime homônimo brasileiro, devia ser registrada, cultuada como gênese da identidade nacional, mas era percebida como em vias de superação devido à política desenvolvimentista de Vargas.
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