Construções com tema marcado e máximas conversacionais no desenvolvimento de tópicos discursivos / Marked Theme Constructions and Conversational Maxims in the Development of Discourse Topics

Autores

  • Vanessa Hagemeyer Burgo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Carmen Lucia Milito Douran Prefeitura Municipal de São José dos Campos, São José dos Campos, São Paulo / Brasil
  • Letícia Jovelina Storto Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

DOI:

https://doi.org/10.17851/2238-3824.24.2.95-112

Palavras-chave:

tópico discursivo, tema marcado, máximas conversacionais, discourse topic, marked theme, conversational maxims.

Resumo

Resumo: Este estudo busca analisar o modo como os interlocutores desenvolvem os tópicos discursivos por meio de construções com tema marcado, observando o papel das máximas conversacionais na organização dos assuntos. O arcabouço teórico está fundamentado nos conceitos da Análise da Conversação, e o corpus é formado de uma entrevista com o Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, exibida no programa De frente com Gabi, transmitida pelo Sistema Brasileiro de Televisão – SBT. Trata-se de estratégias eficientes na progressão temática e que contribuem para assinalar a aceitação ou recusa de determinados tópicos por parte dos falantes e seus objetivos.

Palavras-chave: tópico discursivo; tema marcado; máximas conversacionais.

Abstract: This study aims at analysing how interlocutors develop discourse topics by means of marked theme constructions, observing the role of conversational maxims in the organization of subjects. The theoretical framework is based on the concepts of Conversation Analysis, and the corpus consists of an interview given by the Governor of São Paulo Geraldo Alckmin on the talk show De frente com Gabi, aired by SBT, a Brazilian television broadcasting channel. Those devices constitute efficient strategies towards thematic progression, and they contribute to point out speakers’ acceptance or refusal of certain topics as well as their objectives.

Keywords: discourse topic; marked theme; conversational maxims.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Hagemeyer Burgo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Vanessa Hagemeyer Burgo é pós-doutora em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, doutora e mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. É docente do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. É líder do grupo de pesquisa (CNPq) Estudos da Língua Falada (UFMS). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise da Conversação, Linguística Aplicada, Interação Verbal, Marcadores Discursivos, Procedimentos de Preservação da Face, Polidez e Atenuação.

Carmen Lucia Milito Douran, Prefeitura Municipal de São José dos Campos, São José dos Campos, São Paulo / Brasil

Carmen Lucia Milito Douran é mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui graduação em Letras pelas Faculdades Integradas de São José dos Campos e graduação em Pedagogia pelo Instituto Dottori de Ensino Superior. Atualmente, é professora e coordenadora de língua portuguesa da Prefeitura Municipal de São José dos Campos. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Estudos da Língua Falada, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise da Conversação, procedimentos discursivos, marcadores conversacionais e introdução e retomada de tópicos em entrevistas.

Letícia Jovelina Storto, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Letícia Jovelina Storto possui doutorado e mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É graduada em Letras Vernáculas e Clássicas e especialista em Língua Portuguesa pela mesma instituição. É graduada em Letras Português-Espanhol pela Universidade Paulista (Unip). É professora Adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio, ministrando as disciplinas de Linguística, Linguística Textual, Estudos Discursivos e Sociolinguística. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) e do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), ambos da UENP. É pesquisadora dos Grupos de Pesquisa (CNPq) Estudos da Língua Falada (UFMS), Norma Urbana Culta, de São Paulo - NURC/SP (USP), Diálogos Linguísticos e Ensino - DIALE (UENP-líder), Mídia, Religião e Cultura - MIRE (UMESP). Realiza pesquisas a respeito da língua falada e seu ensino, gêneros textuais orais e do discurso religioso. Também se interessa por temas relativos à argumentação, aos gêneros da esfera religiosa e jornalística, à inclusão escolar, à educação de jovens e adultos, às novas tecnologias da informação e da comunicação.

Downloads

Publicado

2019-08-12

Como Citar

Burgo, V. H., Douran, C. L. M., & Storto, L. J. (2019). Construções com tema marcado e máximas conversacionais no desenvolvimento de tópicos discursivos / Marked Theme Constructions and Conversational Maxims in the Development of Discourse Topics. Caligrama: Revista De Estudos Românicos, 24(2), 95–112. https://doi.org/10.17851/2238-3824.24.2.95-112