Portugal, Europa e o mundo: condição humana e geopolítica na filmografia de Manoel de Oliveira
DOI:
https://doi.org/10.17851/2359-0076.30.43.109-140Resumo
Este ensaio visa esclarecer como Manoel de Oliveira desenvolveu o seu método universalista, ou seja, a sua tendência de buscar no particular conclusões generalizantes sobre os dilemas da condição humana perante as alterações geopolíticas sofridas por Portugal, a Europa e o mundo ao longo dos últimos oitenta anos da sua atividade. Reconstroem-se, consequentemente, as relações entre a sua preocupação com a condição humana e o impacto dos cambiantes contextos nos quais tem filmado , desde 1931. Estas dimensões compreendem o local – sobretudo através da região do Porto e do Douro –, o nacional – em relação à identidade do seu país –, o supranacional – devido à adesão de Portugal à Comunidade Europeia, em 1986 –, o transnacional – devido à história portuguesa e às explorações marítimas, bem como o global – como resultado dos efeitos da globalização que Portugal sofreu a partir dos anos noventa.
This essay analyses how Manoel de Oliveira has framed his universal method, that is, his tendency to look for generalising conclusions about the dilemma of the human condition within specific contexts during the eighty years of his filmmaking activity, by taking into consideration the geopolitical changes suffered by Portugal, Europe and the world. Accordingly, I will reconstruct the relationship between his interest in the human condition and the impact of the changing conditions in which he has produced films since 1931. The scales include the local – mainly Porto and the Douro region –, the national – with regard to his countries’ identity –, the supranational – given Portugal’s history and the maritime explorations, as well as the global – as a result of globalisation’s effects on Portugal from the 90s onwards.