Uma romancista francesa e um diretor português: relação entre literatura e cinema
DOI:
https://doi.org/10.17851/2359-0076.30.43.89-107Resumo
Este artigo tem como objetivo estabelecer uma comparação entre o romance do século XVII, A Princesa de Clèves e o filme A Carta, do diretor português Manoel de Oliveira, cujo argumento tem como ponto de partida o romance de Madame de La Fayette. Enquanto o primeiro aborda uma temática cortês, de época, tendo o discurso epistolar como motivo principal, o segundo transpõe a trama para Paris atual, guardando, porém, aquilo que é essencial na obra da escritora francesa: a idéia do jansenismo. Em ambas as obras essa questão está apenas implícita, mas, as personagens principais e as tramas em si mesmas incorporam a ideologia jansenista.
Cet article a pour but une étude comparative entre le roman de Madame de La Fayette, La Princesse de Clèves et le filme La Lettre, du réalisateur portugais Manoel de Oliveira, transposé dans le Paris contemporain, d’après le roman de Madame de La Fayette. Si le premier aborde un thème courtois du XVIIe siècle avec comme motif principal le discours épistolaire, le deuxième aborde ce qui est au coeur de l’ouvrage de l’écrivaine française: l’idée du jansénisme. Dans les deux oeuvres cette question est seulement implicite, mais les personnages principaux et les trames en elles-mêmes incorporent l’idéologie janséniste.