O FEMININO COMO PROJETO LITERÁRIO DE ALINE BEI EM PEQUENA COREOGRAFIA DO ADEUS E O PESO DO PÁSSARO MORTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17851/2359-0076.44.72.%25p

Palavras-chave:

literatura brasileira contemporânea, projeto literário, Aline Bei

Resumo

Este artigo busca analisar os romances O peso do pássaro morto (2017) e Pequena coreografia do adeus (2021) da escritora brasileira Aline Bei, enquanto um projeto literário que realiza a construção multifacetada de um feminino diante da complexidade da maternidade, do embate com o masculino e dos dilemas na reelaboração da identidade das personagens. Os aspectos ligados ao feminino e à maternidade, que reverberam em suas caracterizações, são permeados pela violência física e simbólica, resultando tanto na fragmentação do eu das personagens principais quanto dos discursos que enunciam sobre suas experiências. Para isto, cabe notar como as escolhas temático-formais da escritora auxiliam na construção das faces do feminino em ambos os romances, por meio da visualidade dos signos linguísticos, que potencializa o jogo interpretativo ao explorarmos as suas respectivas experiências.

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Publicado

2025-01-07

Edição

Seção

Dossiê: Mulheres Artistas – do modernismo à contemporaneidade

Como Citar

O FEMININO COMO PROJETO LITERÁRIO DE ALINE BEI EM PEQUENA COREOGRAFIA DO ADEUS E O PESO DO PÁSSARO MORTO. (2025). Revista Do Centro De Estudos Portugueses, 44(72), 233–255. https://doi.org/10.17851/2359-0076.44.72.%p