Bruno Tolentino e a poética classicizante: o caso de A balada do cárcere

Autor/innen

  • Érico Nogueira Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17851/2359-0076.34.51.91-106

Abstract

Se uma tendência classicizante distingue a produção de vários dos mais representativos poetas brasileiros do último quarto de século, a poesia de Bruno Tolentino (1940-2007), pela repercussão que causou, talvez valha por emblema de toda a tendência. Desse modo, o que pretendemos, primeiro, é fazer sucinto apanhado da poética do autor, tal e como aparece no mais longo e importante ensaio crítico que escreveu, e, depois, mostrar brevemente como A balada do cárcere, cuja segunda edição se encontra no prelo, é uma possível expressão concreta dos mesmos princípios teóricos.

If a classicizing trend is the hallmark of some of the best and most prestigious poetry produced in Brazil during the last 25 years, so Bruno Tolentino’s work is worth considering as a symbol or quintessence of this whole trend. Therefore this paper is, first, a brief study of his most important essay on poetics and, second,an analysis of A Balada do Cárcere as a possible expression of his poetic principles.

Veröffentlicht

2014-06-30

Zitationsvorschlag

Bruno Tolentino e a poética classicizante: o caso de A balada do cárcere. (2014). Revista Do Centro De Estudos Portugueses, 34(51), 91-106. https://doi.org/10.17851/2359-0076.34.51.91-106