Manuel Gusmão – brevíssimo retrato em forma de alfabeto
DOI:
https://doi.org/10.17851/2359-0076.35.53.11-24Schlagwörter:
Manuel Gusmão, poesia e pensamento, poesia e paixão, poesia e resistência, poesia e políticaAbstract
Todas as grandes obras poéticas propõem uma constelação vocabular que está directamente associada à singularidade de uma poiesis pessoal. Os poemas fazem funcionar essas palavras como instrumentos heurísticos, em correlações muito particulares. É nesse sentido que promessa, chama, barbárie ou écran são palavras de Manuel Gusmão. Sem deixarem de pertencer a uma língua comum e partilhada com o leitor, estes termos ganham, no contexto da sua obra, uma luz própria porque desenham um mapa conceptual particular. O que dizem tais constelações vocabulares nunca é parafraseável, pois tais palavras são como impressões digitais, operadores de um pensamento para o qual a matéria linguística nunca é irrelevante ou exterior ao processo de pensar e conhecer. Analisando este tipo de vocabulário, tentaremos compreender de que modo singularidade e alteridade se articulam na escrita de Manuel Gusmão.Downloads
Veröffentlicht
2015-12-16
Ausgabe
Rubrik
Dossiê Manuel Gusmão
Zitationsvorschlag
Manuel Gusmão – brevíssimo retrato em forma de alfabeto. (2015). Revista Do Centro De Estudos Portugueses, 35(53), 11-24. https://doi.org/10.17851/2359-0076.35.53.11-24