Uma combinação
a poeta Adília Lopes e a artista Armanda Duarte
DOI:
https://doi.org/10.17851/2359-0076.43.69.151-160Schlagwörter:
Adília Lopes, Armanda Duarte, espelhamento midiático, écfrase curatorial, arte contemporânea, poesia portuguesaAbstract
A partir do texto “Uma exposição de Armanda Duarte” (LOPES, 2014, p.644), da poeta portuguesa Adília Lopes, podemos perceber uma relação de espelhamento midiático (MOSER, 2006, p.55) entre a poeta e a artista Armanda Duarte. Realizando uma espécie de écfrase curatorial, conceito elaborado recentemente por Lancman e Pereira, a poeta descreve as obras de arte de Duarte, realizando a transposição da exposição de arte contemporânea para o texto literário e, consequentemente, descreve também a sua poética, pois podemos identificar elementos em comum entre a produção da poeta e da artista.
Literaturhinweise
ARBEX, M. Do ut pictura poesis à intermididalidade: deslocamentos. In: RIBAS, M. C.; MARTONI, A.; DINIZ, T. (org.). Estudos da intermidialidade: teorias, práticas, expansões. Curitiba: Editora CRV, 2022. p. 217-238.
CLÜVER, C. On gazers’ encounters with visual art: ekphrasis, readers, “iconotexts”. In: MEEK, R.; KENNEDY, D. (ed.). Ekphrastic Encounters: New Interdisciplinary Essays on Literature and the Visual Arts. Manchester: Manchester University Press, 2019. p. 237-256.
DIAS, A. M. “Transporte aos quadradinhos”: o chão como espaço de montagem nos trabalhos de Armanda Duarte. Palíndromo, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 04-24, 2017. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/9308. Acesso em: 13 jun. 2023.
DIOGO, A. A. L.; SILVESTRE, O. M. Entrevista com Adília Lopes. Inimigo Rumor, Rio de Janeiro, n. 10, p. 19-23, 2001.
EVANGELISTA, L. A vida comum: a poética de Adília Lopes. 2011. 139p. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Letras, Universidade do Porto, 2011.
LANCMAN, T. K.; PEREIRA, H. Écfrase curatorial: uma categoria contemporânea. VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UnB, v. 19, n. 1, p. 158–180, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/32584. Acesso em: 10 jun. 2023.
LOPES, A. Dobra: poesia reunida. Porto: Assírio & Alvim. 2014.
LOPES, A. Estar em casa. Porto: Assírio & Alvim, 2018.
LOPES, A. Manhã. Porto: Assírio & Alvim, 2015.
LOUVEL, L. Nuanças do pictural. In: DINIZ, T. Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p. 47-69.
RAJEWSKY, I. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”. In: DINIZ T. (org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p. 15-46.
SILVA, S. de S. “Escolhemos continuar”: Adília Lopes e a memória da poesia. In: LOPES, A. Aqui estão as minhas contas: antologia poética de Adília Lopes. Pref. e sel. de Sofia de Sousa Silva. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2019. p. 158-197.
SÜSSEKIND, F. Com outra letra que não a minha [posfácio]. In: LOPES, A. Adília Lopes: antologia. Rio de Janeiro: 7Letras; São Paulo: Cosac Naify, 2002. p. 203-223.