Realismo e tagarelice no romance histórico
entre Walter Scott e Camilo Castelo Branco
DOI:
https://doi.org/10.17851/2359-0076.43.75.74-99Schlagwörter:
romance histórico, modo realista, reflexividade narrativa, Walter Scott, Camilo Castelo BrancoAbstract
Este artigo revisita o truísmo crítico que correlaciona o romance histórico a uma retórica de factualidade ou a um modo realista hipertrofiado. De um ponto de vista cosmopolita, mapeamos índices de reflexividade narrativa, que revelam a ficcionalidade dos textos, em romances históricos de quatro tradições nacionais: Waverley (1814), por Walter Scott; The Last of the Mohicans (1826), por James Fenimore Cooper; O Guarani (1857), por José de Alencar; e O Judeu (1866), por Camilo Castelo Branco.
Literaturhinweise
ALENCAR, José de. Como e porque sou romancista. In: ALENCAR, José de. Obra Completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1959. v. 1, p. 125-155.
ALENCAR, José de. O guarani. In: ALENCAR, José de. Obra Completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1958. v. 2, p. 27-399.
AUERBACH, Erich. Mimesis: the Representation of Reality in Western Literature. Trad. Willard Trask. Princeton; Londres: Princeton, 2003 (Fiftieth-Anniversary Edition).
BOULUKOS, George. How the Novel Became Middle Class: A History of Histories of the Novel. NOVEL: A Forum on Fiction, v. 42, n. 2, p. 245-252, 2009.
CASTELLO BRANCO, Camillo. O judeu: romance historico. Porto: Em Casa de Viúva Moré Editora - Typographia de Antonio José da Silva Teixeira, 1866. v. 2.
CHAVES, Castelo Branco. O romance histórico no romantismo português. Amadora: Instituto de Cultura Portuguesa, 1980.
COOPER, James Fenimore. The Last of the Mohicans. Ed. Paul C. Gutjahr. Peterborough: Broadview, 2009.
COOPER, James Fenimore. The Pilot: a Tale of the Sea. Ed. Kay Seymour House. Albany: State University of New York Press, 1986.
COSTE, Didier. A Cosmopolitan Approach to Literature: Against Origins and Destinations. Nova Iorque; Abingdon: Routledge, 2022.
DAWSON, Paul. The History of Fictional Truth: Realism from the Death to the Rise of the Novel. Columbus: The Ohio State University Press, 2023.
DE GROOT, Jerome. The Historical Novel. Abingdon: Routledge, 2010.
DE MARCO, Valeria. A perda das ilusões: o romance histórico de José de Alencar. Campinas: Unicamp, 1993
DEKKER, George. James Fenimore Cooper: the American Scott. Nova Iorque: Barnes & Noble, 1967.
DUNCAN, Ian. Scott’s Shadow: the Novel in Romantic Edinburgh. Princeton; Londres: Princeton University Press, 2007.
FERRIS, Ina. The Achievement of Literary Authority: Gender, History, and the Waverley Novels. Ithaca; Londres: Cornell University Press, 1991.
FLAMÍNIO PERES, Marcos. O herói passivo em Walter Scott e José de Alencar. In: PAVANELO, Luciene Marie; OLIVEIRA, Paulo Motta (eds.). A história brasileira na ficção do século XIX: O guarani e outros escritos. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2020. p. 15-39.
FRANKLIN, Wayne. James Fenimore Cooper: the Early Years. New Haven; Londres: Yale University Press, 2007.
HAMNET, Brian. The Historical Novel in Nineteenth-Century Europe: Representations of Reality in History and Fiction. Oxford: Oxford University Press, 2011.
KEYMER, Thomas. Introduction. In: KEYMER, Thomas (ed.). The Oxford History of the Novel in English: Prose Fiction in English from the Origins of Print to 1750. Oxford: Oxford University Press, 2017. v. I, p. xv-xxxi.
LUKÁCS, György. O romance histórico. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2011.
MACKAY, Marina. Ian Watt: the Novel and the Wartime Critic. Oxford: Oxford University Press, 2018.
MACQUEEN, John. The Rise of the Historical Novel: Enlightenment and Scottish Literature. Edimburgo: Scottish Academic Press, 1989.
MAESTRI, Mário. História e romance histórico: fronteiras. Novos rumos, v. 17, n. 36, 2002. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/novosrumos/article/view/2228. Acesso em 29 out. 2024.
MAZZONI, Guido. Theory of the Novel. Trad. Zakiya Hanafi. Cambridge, MA; Londres: Harvard University Press, 2017.
McKEON, Michael. From Mimesis to Realism: The Role of Factuality and the Real in the History of Narrative Theory and Practice. In: FLUDERNIK, Monika; RYAN, Marie-Laure (eds.). Narrative Factuality: a Handbook. Berlim; Boston: De Gruyter, 2020. p. 487-510.
McNAB, Gregory. Camilo e a problematização do romance histórico. Luso-Brazilian Review, v. 30, n. 1, p. 167-173, 1993.
OWENSON, Sydney (Lady Morgan). The Missionary: an Indian Tale. Ed. Julia M. Wright. Peterborough: Broadview, 2002.
PAVANELO, Luciene Marie Pavanelo; OLIVEIRA, Paulo Motta (eds.). O romance histórico de Camilo Castelo Branco: O Senhor do Paço de Ninães e outros escritos. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2020 (Kindle reader).
PRADO COELHO, Jacinto do. Introdução ao estudo da novela camiliana. 3. ed. Lisboa: Imprensa
Nacional; Casa da Moeda, 2001.
RAILTON, Stephen. James Fenimore Cooper. In: PARRISH, Timothy (ed.). The Cambridge Companion to American Novelists. Cambridge: Cambridge University Press, 2013. p. 1-10.
RAMICELLI, Maria Eulália. A configuração retórica do leitor em O guarani: o leitor-aprendiz. Cadernos Literários, v. 23, n. 1, p. 85-100, 2015.
RUAS, Luci. A memória da catástrofe e o testemunho romântico na ‘fábula trágica’ O senhor do Paço de Ninães, de Camilo Castelo Branco. Convergência Lusíada, n. 40, p. 36-49, 2012.
SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas. São Paulo: Duas Cidades, 1992.
SCOTT, Walter. Old Mortality. Ed. Jane Stevenson; Peter Davidson. Oxford; Nova Iorque: Oxford University Press, 2009.
SCOTT, Walter. Tobias Smollett. In: WILLIAMS, Ioan (ed.). Sir Walter Scott on Novelists and Fiction. Londres: Routledge & Keagan Paul, 1968. p. 41-49.
SCOTT, Walter. Waverley. Ed. Susan Kubica Howard. Peterborough: Broadview, 2010.
SHIELDS, Juliet. Savage and Scott-ish Masculinity in The Last of the Mohicans and The Prairie: James Fenimore Cooper and the Diasporic Origins of American Identity. Nineteenth-Century Literature, v. 64, n. 2, p. 137-162, 2009.
SLOAN, Karen S. Reterritorializing Cooper’s Marginalia in The Last of the Mohicans: Authorial Commentary as Rhetorical Borderland. ANQ: A Quarterly Journal of Short Articles, Notes and Reviews, v. 19, n. 2, p. 35-40, 2006.
STENDHAL. La Chartreuse de Parme. Ed. Michel Crouzet. Paris: Le Livre de Poche, 2000.
TAINE, Hippolyte. Histoire de la littérature anglaise. Paris: Hachette, 1863. t. 3.
VASCONCELOS, Sandra Guardini. Sentidos do demoníaco em José de Alencar. Ilha do Desterro, n. 62, p. 271-292, 2012.
VASCONCELOS, Sandra Guardini. Tropical Gothic: José de Alencar and the Foundation of the Brazilian Novel. In: EDWARDS, Justin R.; VASCONCELOS, Sandra Guardini (eds.). Tropical Gothic in Literature and Culture in the Americas. Abingdon: Routledge, 2016. p. 198-217.
WASSERMAN, Renata R. Mautner. Exotic Nations: Literature and Cultural Identity in the United States and Brazil, 1830-1930. Ithaca; Londres: Cornell University Press, 1994.
WATT, Ian. The Rise of the Novel. Londres: The Hogarth Press, 1987.
WHITE, Glyn. Reading the Graphic Surface: the Presence of the Book in Prose Fiction. Manchester: Manchester University Press, 2005.
WILLIAMS, Jeffrey. Theory and the Novel: Narrative Reflexivity in the British Tradition. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
WILSON, Amos N. A.N. Wilson’s Diary: The Book that Made Me a Writer – and the Pushchair that Made Me an Old Git. The Spectator , 2014. Disponível em: https://www.spectator.co.uk/article/a-n-wilson-s-diary-the-book-that-made-me-a-writer-and-the-pushchair-that-made-me-an-old-git/. Acesso em: 09 out. 2024.



