A insersão da pintura na narrativa

Authors

  • Nancy Maria Mendes

DOI:

https://doi.org/10.17851/2359-0076.22.31.145-153

Abstract

Trata-se, neste trabalho, da presença da pintura em narrativas literárias modernas e das diferentes formas de elas aí se instalarem. Dois livros de José Saramago são particularmente focalizados: Manual de pintura e caligrafia e O conto da ilha desconhecida. É analisado discurso do protagonista do primeiro, um artista na tentativa de deixar a pintura pela literatura. Em relação ao segundo, são tecidas considerações sobre a função da pintura inserida no livro concretamente pelas ilustrações e do pintor, não mais personagem, mas co-autor do livro.

On parle, dans ce travail, de la présence de la peinture dans des récits littéraires modernes et de différentes possibilités de s’y installer. Deux livres de José Saramago – Manual de pintura e caligrafia et O conto da ilha desconhecida reçoivent une attention spéciale. On analyse le discours du protagoniste de la première oeuvre, un artiste entre les deux arts, un portraitiste qui s’initie à la littérature; par rapport à la deuxième, on considère une autre fonction du peintre non plus un personnage, mais le coauteur du livre, dont les illustrations sont un complément du texte.

 

Published

2002-12-31

How to Cite

A insersão da pintura na narrativa. (2002). Revista Do Centro De Estudos Portugueses, 22(31), 145-153. https://doi.org/10.17851/2359-0076.22.31.145-153