A casa (entre)aberta

Authors

  • Ana Alice Bueno

DOI:

https://doi.org/10.17851/2359-0076.28.39.25-44

Abstract

Este artigo pretende perceber as representações possíveis que se podem encontrar  da obra de Gilberto Freyre, Sobrados e Mucambos, em Crônica da Casa  Assassinada, de Lúcio Cardoso, uma vez que ambas abordam o mesmo viés: a  decadência do sistema patriarcal e a conseqüente ascensão do urbano, datados  do início do século XIX. A narrativa de Gilberto Freyre é um recorte real da  sociedade brasileira daquele período, calcada em rememorações particulares  dele próprio; em Lúcio Cardoso a narrativa ficcional envolve o ambiente de  uma típica família tradicional mineira que resiste às influências externas,  concretizadas, especialmente, na personagem Nina; e à inevitável perda da  supremacia patriarcal.

This article intends to realize the possible representations that can be found in  the work of Gilberto Freyre, Sobrados e mucambos, and in Crônica da casa  assassinada, of Lúcio Cardoso, once that both board the same slant: the  decadence of the patriarchal system and the consequent ascent of the urbane  one, when they dated from the beginning of the century XIX. The narrative  of Gilberto Freyre is a real cutting out of the Brazilian society of that period,  based on particular remembrances of own him; in Lúcio Cardoso to narrative  ficcional wraps the environment of a typical traditional mining family that  resists the extern, made real influences, specially, in the character Nina; and to  the inevitable loss of the patriarchal supremacy.

Published

2008-06-30

How to Cite

A casa (entre)aberta. (2008). Revista Do Centro De Estudos Portugueses, 28(39), 25-44. https://doi.org/10.17851/2359-0076.28.39.25-44