Um violoncelo todo seu: diálogo interartes em Guilhermina, de Mário Cláudio
DOI:
https://doi.org/10.17851/2359-0076.38.59.89-103Keywords:
diálogos interartes, música, ficção portuguesa contemporânea, Mário Cláudio, interartistic dialogues, music, contemporary Portuguese fiction.Abstract
Resumo: O presente ensaio tem como objetivo propor uma leitura do romance Guilhermina (1985), de Mário Cláudio, sublinhando o diálogo estabelecido entre ficção e música, na recuperação biográfica da violoncelista portuguesa. Pretendemos mostrar que, para além de citações de cunho artístico e histórico, as referências às obras executadas por Guilhermina Suggia podem sugerir um possível caminho para a reflexão sobre os instrumentos de construção estrutural e discursiva do autor. Também objetivamos destacar as singularidades deste texto (o segundo a compor a Trilogia da mão), a partir das imagens selecionadas por Mário Cláudio da artista portuense e das atenções dadas ao seu repertório.
Palavras-chave: diálogos interartes; música; ficção portuguesa contemporânea; Mário Cláudio.
Abstract: The present essay aims to propose a reading of the novel Guilhermina (1985), by Mario Claudio, underlining the dialogue established between fiction and music, in the biographical recovery of the Portuguese cellist. We want to show that, in addition to references of an artistic and historical nature, the references to works performed by Guilhermina Suggia may suggest a possible way for reflection on the author’s structural and discursive construction tools. We also aim to highlight the singularities of this text (the second to compose the Trilogia da mão), based on the images selected by Mário Cláudio of the artist from Porto and the attention given to his repertoire.
Keywords: interartistic dialogues; music; contemporary Portuguese fiction; Mário Cláudio.