A enunciação em primeira pessoa: o íntimo e o confessional em Adélia Prado

Autores/as

  • Laéria Bezerra Fontenele

DOI:

https://doi.org/10.17851/2359-0076.22.31.257-273

Resumen

Tendo em vista a importância, na atualidade, da categoria “espaço” como necessário conceito de análise, este artigo busca analisar a presença, na poesia de Adélia Prado, dessa categoria, o que se manifesta em tal poética numa constante tensão entre o particular e o universal, ou, para se utilizar uma terminologia mais atual, entre o local e o global. Nesse estudo, detive-me na análise de alguns poemas dos seguintes livros da poeta: Bagagem e O coração disparado.

Dada la importancia, en la actualidad, de la categoría “espacio” como importante concepto de análisis, este artículo busca analizar la presencia, en la poesía de Adélia Prado, de esa categoría, lo que se manifiesta en esta poética en una constante tensión entre el particular y el universal, o, para utilizar una terminología mas actual, entre el local y el global. Los poemas que he extraído para hacer mis análisis están en los libros de la poetisa: Bagagem y O coração disparado.

 

Publicado

2002-12-31

Cómo citar

A enunciação em primeira pessoa: o íntimo e o confessional em Adélia Prado. (2002). Revista Do Centro De Estudos Portugueses, 22(31), 257-273. https://doi.org/10.17851/2359-0076.22.31.257-273