Escriturações ao redor de uma janela: O homem universal, de Teixeira de Pascoaes
DOI:
https://doi.org/10.17851/2359-0076.22.31.115-122Resumen
Teixeira de Pascoaes, n’O Homem Universal, apresenta um tropismo isotópico a percorrer esses escritos que apontam para dimensões cognitivas plurais, com projeção psicologista e denunciadora dos descompassos históricos e sociais. A obra de Pascoaes, no vetor metacrítico, propõe-se a reconstituir as regras de sua elaboração, consagrando o acolhimento de sentidos para o mundo lusíada de sua época que tem como herança o desalento do Ultimatum de 1890. O sistema axial da poesia de Pascoaes se consagra nos macrossignos da semântica da saudade que se postam como fenomenologia e ontologia do sentir, transcodificados em experiências discursivas que se consumam liricamente como prospecção obtida pela experiência do autor por parte do ato observacional, tendo como ponto de observação a janela do seu solar.
Teixeira de Pascoaes, in O Homem Universal (The Universal Man), presents an isotopic tropism throughout writings which reach towards plural cognitive dimensions, ranging from a psychological projection until the denoucement of social and historical unbalance. Pascoaes’s work, in his metacriticism, aims at reenacting the rules of its fabrication, focusing on the gathering of meanings for his country, Portugal, which, in his time, was shaken by 1890 Ultimatum. The axial frame of Pascoaes’s poetry is sustained on the macrosigns which establish a semantics of “longing” (saudade), a phenomenology and ontology based on the act of feeling and translated into discoursive experiences which are lyrically engendered through the observational standpoint assumed by the author: the window of his home.