Da sombra ao inacabamento
(auto)retrato e estética da desaparição em Evgen Bavcar e Donizete Galvão
DOI:
https://doi.org/10.17851/2359-0076.43.69.73-87Palabras clave:
Donizete Galvão, Evgen Bavcar, poesia brasileira contemporânea, fotografia, autorretratoResumen
O poeta mineiro Donizete Galvão abre o livro O homem inacabado (2010) com um poema-dedicatória intitulado “Para Evgen Bavcar”, em que estabelece um diálogo com o trabalho e o pensamento do fotógrafo e filósofo esloveno Evgen Bavcar. A partir da menção explícita ao fotógrafo cego, propomos analisar os autorretratos de Bavcar em comparação com os poemas de Galvão em que, embora elíptica, é possível notar uma prática (auto)retratista. Na poesia de Galvão, o (auto)retrato é vincado pelo inacabamento, enquanto que, na fotografia de Bavcar, pela sombra. Ambos os recursos produzem o que denominamos de uma estética da desaparição, isto é, procedimentos que elidem o objeto de representação e jogam com as noções de presença e ausência do eu no poema e na imagem.
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