Sobre la revista

A Revista do Centro de Estudos Portugueses, criada em 1979, é o mais antigo periódico em atividade da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), estando vinculada desde sua origem ao Centro de Estudos Portugueses. Trata-se de uma publicação semestral, com avaliação de pares, que tem como objetivo fomentar a produção teórica, crítica e ensaística na área de Literatura Portuguesa, dando a oportunidade para que pesquisadores do Brasil e do exterior divulguem suas pesquisas e contribuam para o debate qualificado nesta área de estudos. Destaca-se como um dos raros periódicos brasileiros destinados a difundir a produção acadêmica e a reflexão crítica estritamente sobre a literatura portuguesa.

Processo de Avaliação pelos Pares
A Revista do Centro de Estudos Portugueses adota o sistema de avaliação cega por pares.

A revista segue as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics) e as submissões devem atender a essas diretrizes. Para conhecimento do Código consulte o texto original em inglês ou sua tradução para o português.

Toda submissão que atenda às normas de submissão da revista e ao Código de Conduta e Boas Práticas será inicialmente analisada pelo editor-chefe, que avaliará possíveis problemas de autoria (como plágio, republicação, etc.). Casos de possível má conduta serão analisados segundo as diretrizes do COPE.

Os avaliadores são recrutados entre professores doutores com expertise em diversas áreas, provenientes das diversas regiões brasileiras, assim como de instituições estrangeiras.

Periodicidade
Publicação semestral.

Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar disponível gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.