Os sósias paródicos de Lobo Antunes
DOI:
https://doi.org/10.17851/2359-0076.18.23.191-208Resumen
Tomando por base a obra As Naus, de Antônio Lobo Antunes,
procedi a uma análise do exercício da paródia levado a efeito
pelo autor. Comparando o procedimento parodístico neste
escritor com o riso medieval observei que, tanto no caso em
questão como no riso medieval, estudado por Mikail Bakthin
no seu estudo sobre Rabelais, observa-se uma queda do
sublime ao grotesco, no sentido de achincalhar os círculos
oficiais. Todavia, enquanto em Rabelais esse rebaixamento
visa à uma recondução à condição humana, em Lobo Antunes
nos apresenta toda uma galeria de personagens notáveis da
história de Portugal completamente desvestidos da sua aura
de heroismo e reconduzidos à banalidade e ao non-sense do
mundo contemporâneo. A escolha do título deste estudo se
dá em razão de se observar que o tratamento que é dado aos
personagens os transforma em sósias paródicos dos atores da
história de Portugal.
Tomando como base la obra As Naus (Los Navios), de Antônio
Lobo Antunes, procedí a un análisis del ejercicio de la parodia
llevado a cabo por al autor. Comparando el procedimento
parodístico de este escritor con el humorismo medieval observe
que, tanto en el caso parodístico como en al humorismo
medieval, estudiado por Mikail Bakthin en su estudio sobre
Rabelais, se observa una tendencia de lo sublime a lo grotesco,
en el sentido de ridicularizar los círculos oficiales. A pesar
que en Rabelais esse rebajamiento apunta a una reconducción
de la condición humana, Lobo Antunes nos presenta toda
uma exposición de personajes notables de la historia de
Portugal completamente desnudos de su aura de heroismo y
devueltos a la trivialidad y al non-sense del mundo
contemporaneo. Escojí el título de este estudio en razón de
observarse que el tratamiento dado a los personajes los
transforma en sosias parodicos de los actores de la historia de
Portugal.