A arte capicua da comutação: Ara, de Ana Luísa Amaral

Autores/as

  • Isabel Pires de Lima Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.17851/2359-0076.41.65.17-29

Palabras clave:

comutação, dissonância, auto-reflexividade, hibridez romanesca, moderno / pós-moderno

Resumen

Procurar-se-á mostrar como Ara, o primeiro romance de Ana Luísa Amaral, se vinha anunciando pela tensão dramática que caracteriza a vasta obra poética da autora desde os anos 90. Trata-se de um romance que, não descurando a tradição modernista, se mostra consentâneo com uma matriz pós-moderna e com um título capicua, Ara, que induz ab initio um universo permeável à dissonância e à comutação. Ver-se-á como o ludismo romanesco da comutação e a exploração da auto-reflexividade permitirão integrar modos discursivos diversos – lírico, ensaístico, poético, dramático e modus faciendi romanescos vários – do romance de formação ao romance de amor, passando pelo romance social e pela autobiografia, e explorando todas as virtualidades do género.

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Publicado

2024-07-05

Cómo citar

de Lima, I. P. (2024). A arte capicua da comutação: Ara, de Ana Luísa Amaral. Revista Do Centro De Estudos Portugueses, 41(65), 17–29. https://doi.org/10.17851/2359-0076.41.65.17-29

Número

Sección

Dossiê Novíssima Ficção Portuguesa