O eu e o mundo
a inconstância do retrato drummondiano
DOI:
https://doi.org/10.17851/2359-0076.43.69.55-72Palabras clave:
Drummond, Gauche, Retrato, PoesiaResumen
Este artigo estabelece a relação existente entre a poesia e o retrato drummondiano. O eu lírico posto em questão oscila entre a sua perplexidade com o mundo e o tratamento de suas próprias feições individuais. Essas duas faces distintas parecem guardar compartimentos uma na outra. Eu e o Mundo – erigidos lado a lado a partir de um contínuo movimento que os aproxima e os afasta numa espécie de simbiose espontânea e inconstante. “Poema de sete faces”, publicado em 1930, em Alguma poesia, é analisado como objeto especialmente oportuno à reflexão de alguns desses fundamentos presentes na postura estabelecida pelo poeta diante do seu retrato. Analisaremos de modo esparso cada uma das estrofes, atentando-se especialmente para a inconstância do Eu retratado que ora se vê, ora se exclui. Ora se outorga, ora se nega. Alguns dos símbolos destacados para compreensão desse retrato são: a insuficiência e a inconformidade desse sujeito gauche que não se sente pronto para o que veio – ao Mundo.
Descargas
Citas
BARTHES, R. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BRITTO, P. H. Poesia: criação e tradução. IPOTESI, Juiz de Fora, v. 12, n. 2, p. 11-17, jul./dez. 2008.
CANDIDO, A. Inquietudes na poesia de Drummond. In: Vários escritos. 2 ed. São Paulo: Duas Cidades, 1977.
DRUMMOND, C. Alguma poesia. Posfácio de Eucanaã Ferraz. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
DRUMMOND, C. Carta de Carlos Drummond de Andrade a Alceu Amoroso Lima. Teresa – Revista de Literatura Brasileira Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, São Paulo, FFLCH/USP, n. 8/9, p. 79-80, 2008.
FREITAS FILHO, A. Nominal. In: Máquina de escrever: poesia reunida e revista. Rio de Janeiro: Fronteira, 2003. p. 64.
FREITAS FILHO, A. Três Mosqueteiros. In: MASSI. A. (org.). Artes e ofícios da poesia. São Paulo; Porto Alegre: Secretaria Municipal de Cultura e Ofícios, 1991.
SONTAG, S. Sobre fotografia. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
VILLAÇA, A. Primeira poesia. In: Passos de Drummond. São Paulo: Cosac Naify, 2006.