O eu e o mundo

a inconstância do retrato drummondiano

Autores/as

  • João Vitor Sanchez Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.17851/2359-0076.43.69.55-72

Palabras clave:

Drummond, Gauche, Retrato, Poesia

Resumen

Este artigo estabelece a relação existente entre a poesia e o retrato drummondiano. O eu lírico posto em questão oscila entre a sua perplexidade com o mundo e o tratamento de suas próprias feições individuais. Essas duas faces distintas parecem guardar compartimentos uma na outra. Eu e o Mundo – erigidos lado a lado a partir de um contínuo movimento que os aproxima e os afasta numa espécie de simbiose espontânea e inconstante. “Poema de sete faces”, publicado em 1930, em Alguma poesia, é analisado como objeto especialmente oportuno à reflexão de alguns desses fundamentos presentes na postura estabelecida pelo poeta diante do seu retrato. Analisaremos de modo esparso cada uma das estrofes, atentando-se especialmente para a inconstância do Eu retratado que ora se vê, ora se exclui. Ora se outorga, ora se nega. Alguns dos símbolos destacados para compreensão desse retrato são: a insuficiência e a inconformidade desse sujeito gauche que não se sente pronto para o que veio – ao Mundo.

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Citas

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Publicado

2024-07-05

Cómo citar

Sanchez, J. V. (2024). O eu e o mundo: a inconstância do retrato drummondiano. Revista Do Centro De Estudos Portugueses, 43(69), 55–72. https://doi.org/10.17851/2359-0076.43.69.55-72

Número

Sección

Dossiê: Retratos Poéticos I