O teatro na poesia de Brecht
o espectador épico
DOI:
https://doi.org/10.17851/2359-0076.44.71.65-72Palabras clave:
Poesia, Brecht, teatro épico, estética da recepção brechtianaResumen
Este artigo estuda as características do público-alvo do teatro de Bertolt Brecht (1898-1956), poeta e dramaturgo alemão que construiu a sua obra, sua teoria e a sua práxis teatral em nome de um teatro épico, contraposto ao modelo do drama clássico ilusionista. Para Brecht, a compreensão do mundo passa necessariamente pelo entendimento da luta de classes, ou seja, alicerça-se no pensamento marxista. Tendo esta dimensão teórica como ponto de partida, este trabalho visa investigar, em um poema de Brecht tematicamente associado ao teatro, uma estética da recepção delineadora do perfil do espectador que o seu teatro épico pretende formar. Com propósito didático, este artigo analisa o poema Meu espectador (1938-1941) de Brecht, guiado pela teoria formalista e pela teoria brechtiana do teatro épico, investigando a dialética do espectador-não espectador que se fez notar na época de Brecht e ainda aflige a contemporaneidade.
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