Um retrato de Sophia

Auteurs

  • Renata Soares Junqueira Universidade Estadual Paulista

DOI :

https://doi.org/10.17851/2359-0076.44.71.11-16

Mots-clés :

João César Monteiro, Sophia de Mello Breyner Andresen, cinema moderno, modern cinema, documentary

Résumé

Este artigo propõe uma reflexão breve sobre os tênues limites entre filme documentário e filme de ficção a propósito da obra inaugural da cinematografia do realizador português João César Monteiro (1939-2003): Sophia de Mello Breyner Andresen, curta-metragem de 1969. Se a essência do cinema documentário passa pelo flagrante de aspectos do real, então é preciso considerar que César Monteiro registrou, com maestria, a vida autêntica de Sophia precisamente nos inesperados lapsos das suas poses e da sua calculada performance como protagonista de filme.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

MONTEIRO, João César (Dir.). Sophia de Mello Breyner Andresen. Portugal, 1969, 35mm, p&b, 17’. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VDi1av1fgzo. Acesso em: 8 jun. 2023.

SANTOS, João César. Entrevista com João César Santos. Por Denis Cintra. O tempo e o modo (Lisboa), 1ª séria, n. 69-70, p. 403-410, mar-abr. 1969.

Téléchargements

Publiée

2024-07-05

Comment citer

Junqueira, R. S. (2024). Um retrato de Sophia. Revista Do Centro De Estudos Portugueses, 44(71), 11–16. https://doi.org/10.17851/2359-0076.44.71.11-16

Numéro

Rubrique

Dossiê: Retratos Poéticos II