Forma e sentido das aberturas nos romances de Saramago

Autori

  • Maria Lúcia Wiltshire de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17851/2359-0076.19.24.45-60

Abstract

Ao concluirmos um estudo em torno de seis romances de José Saramago, detectamos uma singular configuração nos capítulos de abertura. Memorial do convento e O ano da morte de Ricardo Reis se assemelham na forma cinematográfica com que são compostos os seus capítulos iniciais, marcando-se o primeiro pelo uso do close nos aposentos reais e o segundo pelo uso do zoom sobre o personagem que desembarca em Lisboa. Na História do cerco de Lisboa e em O evangelho segundo Jesus Cristo a abertura se torna um espaço de tensão, seja para opor duas concepções conflitantes de História – a oficial e a não-oficial –, seja para deflagrar a luta entre dois tempos do universo, – o eterno e o histórico. Por fim, a narrativa se abre por sumários em Levantado do chão e n’ A jangada de pedra, sendo o primeiro de natureza retrospectiva, remetido ao passado alentejano, e o segundo de intenção recopilativa, voltado para o futuro da península.

By the end of our study on six Saramago’s novels, we could notice an special configuration in their first chapters. Memorial do Convento and O ano da morte de Ricardo Reis have both a cinematographical presentations, the first by making close into real rooms and the second by using zoom in a character who just arrive in Lisbon. At the first chapters of História do cerco de Lisboa and Evangelho segundo Jesus Cristo, there are spaces of tension, the first putting opposite conceptions of History – the oficial and the non-official – and the other putting two different times in conflict – the eternal and the historical time. At last, in Levantado do chão and A Jangada de Pedra, the novels begin with summaries, one in a retrospective form toward the alentejano past and the other in the recopilative form toward the future of the peninsula.

Pubblicato

1999-06-30

Fascicolo

Sezione

José Saramago - Prêmio Nobel de Literatura - 1998

Come citare

Forma e sentido das aberturas nos romances de Saramago. (1999). Revista Do Centro De Estudos Portugueses, 19(24), 45-60. https://doi.org/10.17851/2359-0076.19.24.45-60