Um enfoque fora de foco: reflexões sobre o ponto de vista em “Campo geral”
DOI:
https://doi.org/10.17851/2359-0076.24.33.183-208Abstract
“Campo geral” - primeira novela de Corpo de baile, de Guimarães Rosa - é narrada em terceira pessoa, mas seu leitor apreende a realidade ficcional da forma como ela é percebida por um menino que tem entre sete e oito anos de idade. O narrador está muito próximo de Miguilim, o que lhe permite a expressão das nuances mais delicadas da subjetividade do menino. A realidade ficcional é apreendida, pois, da perspectiva de uma criança. Além disto, esta criança é extremamente sensível e não se identifica com os valores utilitaristas que vigoram em seu meio. Por isto é arredia e introspectiva, quase isolada; e costuma temer os adultos quase como o contágio de uma doença ruim. Por fim, Miguilim, a criança sob cuja visão nos é dado acompanhar os acontecimentos ficcionais, é míope, metáfora-síntese das limitações de sua perspectiva. Devido a tudo isto, só temos informações vagas e imprecisas acerca de graves acontecimentos que ocorrem na estória. O ponto de vista de “Campo geral”, entretanto, conjuga esta “visão imperfeita” (a de Miguilim) com a possibilidade de ver um pouco além dela. Ainda que o campo de visão do leitor seja limitado às possibilidades do menino míope, o autor cria outras condições de reconhecimento do ambiente e dos conflitos familiares que cercam Miguilim para além de sua capacidade de visão. De forma indireta, e aparentemente quase acidental, ele nos dá a ver o que o menino não pode de várias formas. São estas formas, e o jogo de elucidação e ocultamento que armam, que este estudo se propõe a investigar.
“Campo geral”, the first novel of Corpo de Baile, narrates the story of a 7 year-old boy, Miguilim, in the third person. The reader, however, apprehends the ficcional reality as it was perceived by this boy. The narrator is very close to Miguilim and this proximity provides him the possibility to express the more slight details of the character´s subjectiveness and makes the reader to capture the boy’s subtle perception of his surrounded reality. Miguilim is an extremely tender child who rejects the pragmatic values of the adult world. As a consequence, he is a solitary and introspective, almost lonely child, who evades from adult contact. In addition, Miguilim is also myopic, metaphor-synthesis of his own limited perception of the surrounded reality. Given this scenario, readers grasp only vague and imprecise information of the serious events that take place in the story. However, the point of view of “Campo geral” associates that “imperfect vision” (from Miguilim) with the possibility of seeing a little bit far from it. Even though the reader is limited to interpret the story from a myopic kid’s perception, the author creates situations where familiar conflicts and events surrounding Miguilim might be apprehend beyond his own perception. Indirectly and almost accidentally, the author reveals to the reader what the kid cannot see himself. This study intends to investigate this game of elucidation and concealment created by Guimarães Rosa in the point of view of “Campo geral”.