Três sombras: Al Berto, Cesariny e (a espreita de) Genet

Autori

  • Leonardo de Barros Sasaki

DOI:

https://doi.org/10.17851/2359-0076.31.46.123-144

Abstract

 

A multifacetada obra de Mário Cesariny foi aproveitada de diferentes maneiras pelas gerações posteriores decorrente da boa circulação que os surrealistas portugueses tiveram em grupos cujas poéticas eram diversas, como foi o caso da Poesia Experimental, por exemplo. Neste artigo objetiva-se analisar comparativamente, nos horizontes do Surrealismo, as obras de Cesariny e Al Berto – o último pertencente à geração de 70 – e, neste exercício, paralelamente, evocar o francês Jean Genet. Observam-se, assim, os temas da noite, da vivência urbana, do amor e do erotismo, e da relação com os objetos cotidianos.

The multifaceted work of Mario Cesariny was assimilated in different ways by succeeding generations due to the good circulation that the Portuguese surrealists had among groups whose poetics were so different – the writers of “Poesia Experimental”, for instance. This article aims to analyze comparatively in a surrealist perspective the works of Cesariny and Al Berto - the latter belonging to the generation of 70 - and, in parallel, to evoke the French writer Jean Genet. Thus, we will observe the themes of the night, the urban experience, love and eroticism, and the relationship with everyday objects.

Pubblicato

2011-12-31

Come citare

Três sombras: Al Berto, Cesariny e (a espreita de) Genet. (2011). Revista Do Centro De Estudos Portugueses, 31(46), 123-144. https://doi.org/10.17851/2359-0076.31.46.123-144